Um novo ano chegou e, com ele, os famosos boletos. Para quem tem carro próprio, por exemplo, um dos principais gastos é o IPVA. A seguir, você vai entender o que é o IPVA, qual é o prazo para pagamento, como consultar o valor do seu carro e o que acontece se você não pagar a taxa. Continue lendo!
O que é IPVA?
IPVA significa Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Ou seja, todo mundo que possui um veículo que se enquadra nas obrigações do imposto, precisa pagar o IPVA todo início de ano. Ele é um imposto estadual e o valor arrecadado pode ser usado em diferentes áreas conforme a necessidade — como mobilidade, saúde, educação ou segurança.
O preço do IPVA varia de acordo com o veículo que a pessoa tem e o Estado onde ela mora. Isso porque o imposto é cobrado da seguinte forma: valor venal X alíquota = IPVA.
- Valor venal é o preço de mercado do automóvel, isto é, o preço que ele teria se fosse colocado à venda. Ele é obtido através da tabela Fipe.
- Alíquota é a porcentagem aplicada sobre o valor. Ela muda conforme a categoria do veículo e o Estado em que está registrado, o que costuma variar entre 1,5% até 4%.
Como pagar e quais são os prazos do IPVA 2022?
Como já falamos, o valor do IPVA e a forma de pagamento é diferente em cada Estado. Mas para te ajudar a entender como funciona, a Kovi selecionou 2 regiões para explicar: São Paulo e Rio Grande do Sul. Confira:
São Paulo
Os paulistas podem consultar o valor do seu IPVA diretamente na rede bancária (internet banking, aplicativo do banco no celular e terminais de autoatendimento) informando apenas o número do Renavam do veículo. Também dá para conferir no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento, inserindo o número do Renavam e a placa do veículo.
Já o pagamento pode ser feito via boleto na rede bancária e casas lotéricas ou pelo cartão de crédito em empresas credenciadas.
O IPVA 2022 de SP conta com um pacote inédito de descontos:
- Donos de veículos em circulação (usados) que quitarem o imposto em cota única no mês de janeiro ganham 9% de desconto.
- Para donos de veículos usados que pagarem o IPVA em fevereiro (cota única ou parcelado em 5x), o desconto será de 5%.
- Quem possui um carro 0 km, ganha desconto de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal. Se preferir, também pode parcelar em cinco vezes, mas sem desconto.
A data de vencimento muda conforme o final da placa do veículo. Veja o calendário detalhado:
Porto Alegre
Os gaúchos podem verificar o valor do IPVA no site da Fazenda Estadual, no app IPVA RS (disponível para Android e iOS) ou na Central de Serviços no DetranRS.
O imposto poderá ser parcelado em até 6x sem juros, desde que a primeira parcela seja paga até 31 de janeiro de 2022. As três primeiras parcelas, que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 10%, 6% e 3% respectivamente.
Para pagar o IPVA 2022 RS, basta ir até a rede bancária credenciada (Banrisul, Sicredi e Banco do Brasil), informando Renavam e a placa do veículo.
O pagamento também poderá ser feito via PIX. Mas caso seja parcelado, o proprietário do automóvel vai precisar gerar o QR Code a cada mês, então é necessário ter bastante atenção para não perder o prazo das parcelas.
O IPVA parcelado ficará com vencimento para o dia 30/06. Já quem for realizar o pagamento em cota única, deve quitar seu IPVA em abril. O dia de vencimento varia de acordo com o final da placa que se encerra em abril, conforme tabela abaixo:
O que acontece se eu não pagar o IPVA?
Como qualquer dívida, um IPVA não pago pode gerar bastante dor de cabeça. Por isso, é importante que na hora de se planejar para comprar um carro, você já considere o imposto como um dos gastos anuais para manter o veículo regularizado.
Multa
A primeira consequência de não pagar o IPVA na data certa é uma multa somada a cada dia de atraso, até o limite máximo de 20%. Mas não para por aí: também há cobrança de juros de 1% ao mês. Resumindo, a longo prazo, isso se transforma em uma bola de neve.
Dívida ativa
E caso o dono do veículo não consiga lidar com essa bola de neve, poderá ter seu nome inscrito em dívida ativa, que é basicamente uma lista de pessoas que estão devendo para os governos (estadual, municipal e federal). Com isso você não consegue, por exemplo, fazer empréstimos ou participar de concursos públicos.
Sem licenciamento
Enquanto a pessoa não paga o IPVA, ela também não pode renovar o licenciamento anual do automóvel. E sem esse documento atualizado, o veículo fica irregular para circulação. Rodar sem o licenciamento é considerado infração gravíssima, com aplicação de 7 pontos na CNH, multa no valor de multa de R$293,47 e risco de apreensão.
Agora que você já está por dentro do assunto IPVA, aproveite para se planejar financeiramente e conseguir quitar esse débito o quanto antes, sem comprometer seu orçamento. E caso esteja procurando alguma alternativa para se livrar de vez do IPVA, que tal alugar um carro na Kovi? Aqui, você paga o menor preço do mercado e tem um carro na garagem com IPVA, pacote proteção e manutenção inclusos! Clique aqui para saber mais.