Quer entender tudo sobre financiamento de carros? Você está no lugar certo! Aqui, vamos responder às principais dúvidas sobre financiamentos e explicar quando e para quem essa modalidade de crédito vale a pena.
Em primeiro lugar, é importante destacar o que é o financiamento de carros. Pois bem, esse é um serviço de crédito oferecido por bancos e financeiras para clientes que têm o objetivo específico de adquirir um veículo, seja ele usado, seminovo ou zero KM, mas não possuem recursos para fazer a compra à vista.
Basicamente, o financiamento é um empréstimo. Ou seja, após a avaliação e aprovação de crédito feitas pelo banco, os recursos para a compra do carro são liberados para o cliente.
Assim, ele adquire o veículo e começa a pagar as prestações mensais para a instituição financeira que concedeu o crédito.
O compromisso financeiro assumido em um financiamento pode chegar a 60 meses de duração, um período longo. Por isso, é importante ter planejamento e disciplina para pagar as parcelas em dia. Caso contrário, o motorista corre o risco de perder o bem e ainda ser alvo de cobranças judiciais.
Para saber como o processo do financiamento de carros funciona na prática, continue a leitura!
Quais são os tipos de financiamento de carro?
Hoje, a linha de crédito do financiamento automotivo é uma das mais procuradas pelos brasileiros para comprar carro. As condições e taxas cobradas neste tipo de empréstimo variam de banco para banco.
Dessa forma, existem vários tipos de financiamento de carros, e os mais comuns são: o Crédito Direto ao Consumidor e o Leasing.
Vale destacar que os financiamentos podem ser parciais ou totais. No primeiro caso, o cliente financia apenas parte do valor, oferecendo uma entrada inicial que, geralmente, fica em torno de 10% a 30% do preço do veículo. Já na segunda opção, o cliente financia 100% do valor do carro.
Ao optar pelo Crédito Direto ao Consumidor (CDC), a instituição financeira concede o crédito no valor do carro, o cliente dá uma entrada e parcela o restante da dívida, com o acréscimo da taxa de juros. Durante todo o período do financiamento, o carro fica alienado ao banco ou financeira.
Já o leasing é uma espécie de locação por tempo determinado. A empresa disponibiliza o veículo, o cliente paga as parcelas mensais e, quando todos os pagamentos estiverem quitados, o carro é passado para o nome do motorista.
Neste tipo de arrendamento mercantil, as taxas de juros são fixas e, caso o cliente não faça os pagamentos, o carro é retomado pela empresa.
O que é preciso para solicitar o financiamento de carros?
Para solicitar o financiamento de carros, o cliente precisa passar pela aprovação de crédito. Isso significa que a instituição financeira realiza uma investigação do perfil de pagador do cliente, para ter certeza de que ele conseguirá arcar com a dívida.
Dessa forma, além de fazer consultas nos serviços que registram o comportamento financeiro do consumidor, como o Serasa, a instituição também pode solicitar comprovantes de renda e garantias de pagamento.
Quais são os juros e as taxas cobradas no financiamento?
Os juros e taxas administrativas do financiamento mudam de acordo com a instituição financeira.
Em janeiro de 2023, o Banco Central divulgou que a média da taxa de juros para a aquisição de um veículo por pessoa física ficou entre 0,84% e 3,96% ao mês.
Quais são os benefícios de financiar um carro?
O principal benefício de financiar um carro é poder ter acesso ao veículo mesmo sem possuir o montante total para realizar uma compra à vista.
Como é possível financiar um carro em até 60 meses, fica mais fácil diluir a dívida e ir pagando o veículo aos poucos.
Outro ponto positivo é que o cliente consegue amortizar a dívida. Ou seja, caso ele tenha um aumento de renda e queira pagar antecipadamente o financiamento, consegue descontos e pode quitar a dívida mais rapidamente.
Quais são as desvantagens de financiar um carro?
As desvantagens de financiar um carro são o custo final, que será bastante superior ao valor real do veículo; a dificuldade de passar pela aprovação de crédito e a burocracia que envolve essa modalidade.
Além disso, antes de assinar uma proposta de financiamento, é importante fazer todas as simulações de crédito e conhecer as cláusulas contratuais.
Lembre-se que o prazo estendido do financiamento resulta em um custo muito elevado, por causa da grande incidência de juros. Sendo assim, quanto maior o número de parcelas, mais caro será o preço final pago pelo veículo.
Para evitar surpresas desagradáveis, é importante saber o custo efetivo da operação, com juros e taxas administrativas.
Quer fugir dos juros do financiamento? Conheça o Kovi Próprio!
Depois de entender tudo sobre o financiamento de carros, inclusive as desvantagens da modalidade, como a alta carga de juros embutidos nesse tipo de empréstimo, você pode estar se perguntando: existe uma opção mais econômica e prática para conseguir realizar o sonho do carro próprio?
E a resposta é sim! Existe o Kovi Próprio, modalidade de locação com opção compra oferecida pela Kovi.
Neste plano, você começa uma assinatura veicular e pode terminar com o veículo no seu nome, caso seja do seu interesse.
O Kovi Próprio é ideal para pessoas que querem ter um carro, mas não possuem um valor alto para investir inicialmente nessa conquista.
Esse plano da Kovi é interessante porque não exige uma entrada alta, não tem aprovação de crédito e ainda oferece uma série de vantagens exclusivas. Por exemplo, durante o prazo da assinatura do veículo, o cliente tem documentação e IPVA inclusos, manutenção preventiva de itens de desgaste natural, carro reserva e seguro.
Acesse agora mesmo a nossa loja online e garanta o seu carro pelo menor preço do mercado e totalmente sem burocracia!