Atualizada mensalmente, a Tabela FIPE costuma ser usada pelos motoristas em negociações de compra, venda de veículos e também na hora de calcular o valor do seguro do carro, IPVA e contratos de financiamento. Ou seja, é fundamental conhecer as informações da tabela e saber como usá-la.
Essa fonte de dados é segura e oficial. Estar atento ao valor do seminovo na Tabela FIPE de carros é uma forma de evitar prejuízos na hora de comprar ou vender o seu veículo. Por isso, criamos este artigo para te ajudar!
O que é Tabela FIPE?
A Tabela FIPE é um indicador bastante popular no Brasil. Ela foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, um órgão que está ligado à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (Universidade de São Paulo), uma das instituições de ensino mais prestigiadas do país.
Para que a importância desse parâmetro fique mais clara, vale dizer que a Tabela FIPE carros usados acompanha o preço médio de veículos seminovos em todo o mercado nacional. Ela é usada tanto nas negociações de carros quanto nas avaliações e financiamentos.
Por isso, é comum que na hora de vender um veículo, os proprietários destaquem que o preço está abaixo da Tabela FIPE, para atrair potenciais compradores que estão em busca de economia nestes tempos de crise e alta nos preços da gasolina.
Você, provavelmente, já viu a Tabela FIPE sendo citada em propagandas de carros na internet e na televisão. Esse tipo de comunicação reforça a importância dos indicadores nas negociações.
O objetivo da Tabela FIPE de carros é ser um direcionamento para as negociações de veículos seminovos, mas o preço médio apresentado na ferramenta pode variar no momento de efetivar uma negociação em função da região, dos acessórios que o carro possui e seu estado de conservação, por exemplo.
Isso significa que o valor que você encontra na FIPE tabela carros pode não ser aquele apresentado pelo vendedor no momento da negociação, e isso é normal! Lembre-se que a FIPE é apenas um parâmetro de referência.
A tabela fipe pode ser acessada online. Os valores apresentados no indicador estão expressos em reais e são ideais para você avaliar se vale a pena fazer a compra de carros seminovos.
Os preços médios da tabela são dados que fazem parte da rotina dos vendedores e comerciantes de veículos e, consequentemente, também influenciam a tomada de decisão dos compradores que desejam adquirir o primeiro carro ou trocar o seu veículo.
Para que você compreenda a função e a importância desse indicador, colocamos aqui tudo o que você precisa saber sobre a Tabela FIPE e sua utilização no mercado automotivo. Confira!
Como funciona a Tabela FIPE de carros?
O sistema da Tabela FIPE é bastante intuitivo, ou seja, fácil de usar e entender as informações. Depois de acessar o ambiente online, você pode selecionar se deseja ver os preços médios de carros, caminhões, motos ou micro-ônibus.
De acordo com as informações fornecidas pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, os valores correspondem a uma média de mercado.
A FIPE apura os preços médios de carros e utilitários a partir do ano/modelo de 1985. Para os veículos 0KM, a Tabela FIPE faz diferentes cálculos, levando em consideração uma versão com adicionais básicos, intermediários e completos.
Para chegar aos dados com precisão, a fundação conta com entrevistadores que fazem contato com as concessionárias para realizar a atualização dos preços dos veículos. Depois disso, o valor apresentado pela tabela reflete uma média dos preços anunciados pelos vendedores.
Para os seminovos e usados, a fundação capta os valores de mercado de um mesmo veículo, exclui os valores muito baixos ou muito altos e define o preço médio. A atualização é feita todos os meses e leva em consideração informações que vêm dos 24 estados brasileiros.
Dessa forma, o valor da tabela FIPE é aquele de referência, mas é claro que, na hora de uma negociação, é possível adotar fatores de correção antes de fechar um negócio, como, por exemplo, o estado de conservação do carro, os adicionais e a quilometragem, entre outros.
Como a Tabela FIPE pode ajudar quem deseja comprar um carro?
A Tabela FIPE carros é tão popular e tem tanta credibilidade no mercado que vem sendo usada como referência em negociações de compra e venda de veículos desde 1973.
De fato, a FIPE é uma ajuda e tanto para vendedores e compradores de carros. A reputação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas também contribui para aumentar a confiabilidade das informações da tabela.
Na prática, conhecer os valores de carros Tabela FIPE é uma forma de aumentar a segurança das negociações. Ela assume uma série de funções importantes, como:
- Ajuda na hora de pesquisar o preço de um veículo, já que é uma fonte oficial;
- Traz uma compreensão sobre os preços praticados no mercado para cada modelo;
- Serve como base para indenizações pagas por seguradoras em sinistros;
- É usada no cálculo do IPVA;
- Ajuda os compradores a escolherem veículos mais adequados à sua capacidade de investimento.
Assim, a Tabela FIPE de carros ajuda quem busca um carro para comprar de muitas maneiras, mas, principalmente, oferecendo informações para que ele possa fechar uma negociação com bom custo-benefício.
Saiba como usar a Tabela FIPE de carros
Usar a Tabela FIPE de carros é bem simples. Ao acessar o site da FIPE, basta colocar os parâmetros desejados e fazer a consulta do valor do veículo. Vale reforçar que os dados atualizados estão disponíveis no site oficial de consulta pública e no aplicativo da FIPE, disponível para Android e iOS.
A pesquisa é gratuita. Para fazer a busca, acesse a área de “Consulta de Carros e Utilitários Pequenos”. Em seguida, escolha se você prefere fazer a pesquisa comum ou a pesquisa com o código FIPE.
Para as pesquisas comuns, você deve preencher as seguintes informações: período de referência, marca do veículo, ano e modelo. O resultado da pesquisa vai mostrar o preço médio, a data da consulta e a autenticação. Se preferir, você poderá imprimir a página com os dados!
Por que você precisa entender a Tabela FIPE de carros?
As negociações de compra e venda de carros são comuns na nossa vida. Em algum momento, você vai decidir trocar o seu veículo ou comprar um modelo novo e, neste caso, as informações da FIPE serão importantes.
Como os preços dos carros podem variar bastante de uma região para outra e também de acordo com as condições de cada veículo, ter um parâmetro que ofereça uma ideia do preço médio é ideal para estabelecer uma negociação mais assertiva e segura.
Com as informações da FIPE, você consegue avaliar se o valor cobrado pelo carro está muito acima ou muito abaixo do preço médio de mercado, o que, definitivamente, te ajuda a fugir de possíveis “furadas”.
A FIPE é uma ferramenta que te ajuda a investir seu dinheiro de forma inteligente, buscando sempre a melhor negociação. Além disso, as informações também são ótimas para pessoas que buscam por modelos específicos de carros e precisam saber seu preço de mercado.
Ainda é válido dizer que a FIPE te ajuda a entender qual modelo, ano e marca de carro tem o melhor custo-benefício, uma informação que pode ser útil até mesmo no momento de alugar um veículo.
Por fim, um dado que merece ser destacado aqui é que, para o cálculo do IPVA, a base da FIPE utilizada é sempre o valor médio do carro praticado no mês de setembro do ano anterior. Por exemplo, a alíquota de IPVA de 2022 considerou os valores de setembro da Tabela FIPE 2021 Carros.
É claro que você não é obrigado a seguir o valor da Tabela FIPE na hora de vender o seu carro, mas conhecer essa ferramenta e entender suas funcionalidades, com certeza, será algo importante quando você estiver negociando a compra de um veículo seminovo.
Esperamos que as informações tenham ficado claras para você e que suas negociações de veículos sejam cada vez mais transparentes e confiáveis.
Alugue ou compre um carro na Kovi
Agora que você já sabe o que é tabela FIPE e como funciona, escolha o melhor veículo para você na nossa loja online! Aqui na Kovi, você encontra o menor preço do mercado e garante o seu Kovi livre de aprovação de crédito. Aproveite!