Na hora de comprar ou alugar um carro, é normal bater aquela dúvida: hatch ou sedan? O segredo para tomar a decisão certa é conhecer muito bem as características de cada categoria, para poder fazer uma comparação e entender qual delas melhor atende às suas necessidades.
Para te ajudar nessa missão, vamos explicar as diferenças entre os modelos, quais são os prós e contras de cada um e o que você deve analisar antes de fazer sua escolha. Vamos lá?
Qual é a diferença entre sedan e hatch?
O que diferencia um carro sedan de um hatch é, basicamente, a carroceria. O sedan tem uma estrutura composta por três partes:
- A parte do capô, que é onde fica o motor
- O volume do meio é a cabine em que ficam os passageiros e o motorista
- E o último volume compõe a traseira, onde fica o porta-malas.
Por ser dividido em três, o sedan costuma ter bastante espaço interno. O porta-malas se projeta um pouco além da traseira do veículo, sendo assim, não contempla o vidro de trás do carro.
Já os modelos hatch são divididos em apenas dois volumes:
- Compartimento onde fica o motor do carro
- Espaço composto tanto pela cabine dos passageiros quanto pelo porta-malas.
Ou seja, o bagageiro fica logo atrás do banco traseiro e costuma ser mais compacto. Além disso, a tampa do porta-malas incorpora o vidro do vigia, formando um amplo vão de acesso ao compartimento.
Quais são os prós e contras de cada modelo?
Agora que você já sabe diferenciar as categorias, é hora de descobrir qual é o lado bom e ruim de cada uma delas.
Carro Sedan
Vantagens
Como já falamos antes, o carro sedan é mais espaçoso. Sendo assim, é um modelo muito indicado para famílias grandes e motoristas profissionais, já que oferece mais conforto aos passageiros no banco traseiro. Aliás, por ter um porta-malas maior, o sedan também é bom para quem gosta de viajar e/ou precisa carregar bastante bagagem.
O motor dos sedans costuma ter maior potência, torque e cilindradas. Isso significa que ele consegue proporcionar uma direção bem agradável, com velocidades maiores e mais estabilidade na estrada.
Desvantagens
Um veículo grande também tem seu lado ruim: é bem mais complicado de fazer as famosas balizas e de encontrar vagas em que o carro caiba. Outro ponto negativo é que, por ter um motor mais potente, o sedan acaba consumindo uma quantidade maior de combustível. E isso gera um grande impacto no bolso, ainda mais com os preços atuais.
Carro hatch
Vantagens
Um dos grandes destaques do hatch é a economia. Seja para alugar ou comprar, esse tipo de veículo costuma ser mais barato (e o IPVA também é mais em conta, o que é ótimo no caso de carro próprio). Além disso, o motor com menor potência consome menos combustível.
E ao contrário do sedan, o hatch é mais fácil de manobrar e de estacionar, ideal para quem vive em grandes cidades. Em questão de dirigibilidade, ele oferece bastante segurança em curvas acentuadas.
Desvantagens
Sendo compacto, a tendência é que o hatch não seja tão confortável em comparação a um sedan — especialmente no banco traseiro e com todos os lugares ocupados. E com um motor menos potente, viagens longas em rodovias podem ser mais cansativas para o motorista.
Afinal, qual carro é melhor: sedan ou hatch?
Enfim, com todas essas informações em mãos, agora você deve fazer um exercício de imaginação e analisar os seguintes pontos:
- Como o carro vai se encaixar na sua rotina
- O número de pessoas que vão usar o veículo
- A frequência de viagens feitas
- O limite de gastos mensais (incluindo combustível, revisões, impostos etc.)
- Suas prioridades e preferências.
Só assim, você conseguirá entender qual deles melhor atende seu perfil: sedan ou hatch. Por exemplo, para um jovem solteiro que pretende usar o veículo para ir ao trabalho diariamente e economizar com o transporte, o hatch é mais indicado. Já no caso de um casal com filhos, que vai usar o carro para passeios e viagens aos finais de semana, o sedan pode ser a melhor alternativa.
E se você está afim de alugar ou até comprar um carro, seja ele hatch ou sedan, vem para a Kovi! Aqui você encontra as melhores condições de contratação e pagamento. Quer saber mais? Clique aqui!