O carro por assinatura, modalidade que oferece uma locação de longo prazo, é a melhor alternativa para pessoas que estão em busca de um veículo para usar ou trabalhar, mas que não têm interesse em adquirir um carro próprio no momento.
Neste serviço, o motorista tem liberdade para escolher o modelo do carro, a franquia de quilometragem que deseja rodar e a forma de pagamento mais conveniente para a sua realidade financeira.
São muitos os benefícios do carro por assinatura, como, por exemplo, o acesso a um carro reserva, a economia, a comodidade e a flexibilidade para trocar de veículo com mais facilidade do que um carro próprio.
No entanto, o motorista que escolhe esse tipo de solução também tem uma série de responsabilidades e obrigações a cumprir para conservar o veículo em boas condições. Seguir o que está previsto em contrato é indispensável para evitar dores de cabeça e cobranças extras.
Quer saber quais são as responsabilidades do cliente no carro por assinatura? Aqui, a gente te explica tudo!
Como funciona o carro por assinatura?
O carro por assinatura é uma maneira descomplicada de você ter um veículo à sua disposição para trabalhar, estudar ou usar para atividades do dia a dia.
Funciona assim: você escolhe o seu modelo preferido, que pode ser um seminovo ou zero km, conforme os veículos disponíveis em estoque.
Em seguida, faz a contratação de uma faixa de quilometragem ou de quilômetros ilimitados, para rodar à vontade.
Na assinatura, a empresa proprietária do carro fica encarregada de toda a burocracia, como emplacamento, documentação e IPVA.
Além disso, também oferece seguro contra furto e roubo e assistência emergencial que pode ser acionada caso aconteça algum imprevisto.
Por outro lado, as responsabilidades do cliente no carro por assinatura também existem, e o foco é manter o veículo bem cuidado enquanto estiver em uso.
Deveres e obrigações do cliente no carro por assinatura
Algumas responsabilidades do cliente com o carro por assinatura incluem: dirigir a quantidade de quilômetros prevista em contrato, não permitir que outro motorista conduza o carro e seguir as orientações para uma direção segura.
Além disso, desde o momento da contratação do serviço, o motorista já tem algumas obrigações, como, por exemplo, fazer o pagamento da caução, que serve como uma garantia para a empresa, caso o cliente deixe alguma pendência ou cause algum dano grave ao veículo.
Basicamente, o uso adequado do carro é um dos principais deveres do cliente. Em contrato, fica estipulado que o motorista não deve usar o carro para reboque ou carreto, não pode fazer a sublocação do veículo e não deve realizar nenhum tipo de modificação estrutural ou estética no carro.
Outro ponto importante é que as manutenções periódicas são obrigatórias e agendadas previamente, conforme frequência e localidade indicadas pela Kovi. Todos os reparos realizados no veículo precisam estar dentro do padrão previsto e aceito em nossas diretrizes.
Caso o motorista fique inadimplente e deixe de pagar corretamente a assinatura, a Kovi poderá bloquear o veículo.
Por fim, vale reforçar que dirigir com cuidado, respeitar as leis de trânsito, não ultrapassar limites de velocidade e evitar multas são responsabilidades básicas, que todos os motoristas devem assumir.
Aqui na Kovi, sempre orientamos os motoristas a ler o contrato com atenção e conhecer seus direitos, obrigações e responsabilidades.
Também reforçamos que o cuidado com o carro, como fazer a higienização correta e conservar equipamentos, acessórios e estofados, é essencial para uma boa experiência de condução.
Kovi Anual: o melhor serviço de assinatura de carro!
O Kovi Anual oferece os melhores modelos de carros por assinatura pelo menor preço do mercado.
Para aproveitar todos os benefícios de ter um carro alugado é bem simples, basta escolher o seu veículo na loja online ou física, pagar a caução e a primeira semanalidade, agendar a retirada do carro e sair dirigindo.
Veja os carros por assinatura disponíveis na Kovi agora mesmo e garanta o seu!