Blog Kovi

Quanto custa manter um carro no Brasil?

Escrito por Lucas Almeida | 23/04/2023 12:19:16

Quando se fala sobre ter um veículo próprio na garagem, por vezes as pessoas se esquecem de levar em consideração quanto custa manter um carro no Brasil. Afinal, não basta comprar ou financiar um veículo. 

É preciso colocar na ponta do lápis gastos com combustível, seguro, impostos, revisões e muito mais!

De acordo com a Agência AutoInforme, que desde 2005 realiza o levantamento “Inflação do Carro”, o gasto mensal dos brasileiros para manter um veículo próprio é de mais de R$ 2 mil. 

Para chegar a estes dados, o estudo adota como base o uso padrão de um carro compacto seminovo, com o qual o motorista rode cerca de 12 mil quilômetros por ano em atividades do cotidiano, como ir e voltar do trabalho, se locomover a um supermercado e pegar a estrada para viagens curtas. 

O que pesa mais ao avaliar quanto custa manter um carro no Brasil?

Para avaliar quanto custa manter um carro no país, é importante que as despesas sejam analisadas por completo. Confira os principais fatores que pesam no custo final de um carro próprio! 

1. Combustível

De acordo com o levantamento feito pela AutoInforme, a despesa número 1 dos motoristas brasileiros é com o abastecimento de seus veículos, algo que compromete 38% do total de gastos com o carro. 

Em relação a este cenário, é importante que cada condutor avalie quanto seu veículo consome, já que cada modelo oferece um índice de consumo diferente.

Para diminuir seus gastos com combustível, dê preferência a modelos mais econômicos, como o HB20 Sense e o Fiat Cronos. Aproveite também para conferir nossas dicas sobre como economizar combustível

2. Seguro

A categoria de seguros ocupou o segundo lugar na análise de quanto custa manter  um carro. Neste aspecto, o aumento dos índices de roubo e furto de veículos no país tem impacto direto sobre o preço das apólices. 

Quanto mais altos são estes índices, maior será o valor pago, já que as seguradoras costumam subir o valor do prêmio de acordo com o número de ocorrências, para acompanhar o crescimento do risco de sinistro. 

Vale ressaltar que existem várias modalidades de seguro, portanto se atente para ter certeza de que irá contratar um plano que, de fato, atenda às suas necessidades, principalmente se usar seu veículo como instrumento de trabalho. 

3. Serviços

O terceiro maior gasto com carros está na categoria de serviços, com 16,6% do total de custos. Este setor inclui tanto os custos com manutenção preventiva e corretiva quanto os de serviços gerais, como lava-rápido e estacionamento.

Aqui, vale ressaltar que quanto mais “exclusivo” é um carro, ou seja, quanto menos se encontra um determinado modelo no mercado, maior costuma ser o custo com manutenção. 

4. Peças de reposição

Os gastos com peças de reposição correspondem a cerca de 14,8% dos custos totais do veículo. Aqui, contemplam-se itens como óleo lubrificante, que deve ser trocado periodicamente; filtros de óleo, amortecedores, limpadores de para-brisa, pneus e etc. 

O custo com este setor pode variar drasticamente de modelo para modelo, sendo que os seminovos e 0km oferecem uma vantagem nesse quesito, já que modelos mais antigos geralmente têm peças de difícil acesso no mercado. 

5. Impostos

Por fim, as despesas com impostos, como o IPVA, representam 12,5% do custo total com o carro. 

É preciso lembrar que a cobrança do imposto também varia de acordo com o modelo do veículo e com o estado no qual o carro está registrado. 

Como economizar com os custos de um carro?

A melhor forma de garantir economia real e conseguir aproveitar apenas as vantagens de ter um carro na garagem é optar por um bom plano de assinatura de veículos, como os que oferecemos aqui na Kovi!

Isso porque, ao escolher um plano de carro por assinatura, o motorista deixa de se preocupar com uma série de fatores que impactam diretamente o custo de manutenção do veículo, como:

  • Pagamento de impostos;
  • Custos com documentação;
  • Realização de manutenção de itens de desgaste natural;
  • Seguro contra roubos e furtos;
  • E muito mais!
  •  

Além disso, o motorista também não terá que se preocupar com os juros altíssimos cobrados pelos bancos em financiamentos de veículos e terá acesso ao serviço de forma mais simplificada, já que na Kovi você não passa por aprovação de crédito.

Visite nossa loja virtual para conhecer o catálogo de carros disponíveis e garanta já o seu!