Será que existe um momento certo para trocar de veículo e conquistar um carro novo? Os especialistas do mercado automotivo afirmam que sim!
Em geral, a orientação é prestar atenção às condições do veículo quando ele ultrapassa a marca dos 60 mil KMs rodados, pois é nessa fase que o carro começa a exigir mais cuidados mecânicos.
No entanto, isso não é uma regra para todos os automóveis, já que modelos bem cuidados e conservados pelos proprietários podem facilmente ultrapassar essa quilometragem em excelentes condições de dirigibilidade.
Portanto, a regra para decidir se é hora de trocar de carro é saber analisar o contexto como um todo.
Ou seja, além de avaliar a sua situação financeira pessoal, a compra de um veículo novo também exige uma análise do mercado, a busca pelas melhores ofertas e uma série de ponderações sobre custos, depreciação e manutenção.
Afinal, trocar de carro não é algo que deve ser feito por impulso, mas sim uma decisão que precisa ser tomada de forma consciente e planejada.
Precisa de dicas para acertar no momento de uma nova aquisição? Nós preparamos um guia que vai te ajudar a trocar de carro com economia e sem surpresas desagradáveis. Confira!
Entenda se você realmente precisa trocar de carro
Normalmente, as pessoas optam pela troca de carro quando vêem um modelo mais moderno, tecnológico e bonito no mercado. Mas será que isso é realmente um bom motivo para comprar um veículo novo?
Avalie as condições do seu carro atual, entenda se existe uma razão real para trocá-lo neste momento, ou se você pode esperar um pouco mais.
Veículos com quilometragens muito altas, com manutenções caras e que já estejam apresentando desgaste acentuado são bons candidatos à troca.
Contudo, se o seu carro atual está em boas condições mecânicas e atende suas necessidades, é possível adiar um pouco essa troca e fazer um planejamento financeiro para conseguir comprar um carro de uma categoria superior em um momento mais apropriado.
Depreciação do carro
É importante entender a dinâmica de depreciação de um carro para saber qual é o momento ideal para trocá-lo.
Todos nós sabemos que o veículo já começa a perder valor de mercado no momento que sai da concessionária. Essa depreciação continua ao longo de toda a vida útil do veículo.
De acordo com a Receita Federal, a cada ano de uso, o carro perde 20% do seu valor. Portanto, avalie quando é a hora certa de trocar de veículo para evitar perdas financeiras acentuadas.
Gastos excessivos na oficina mecânica
Se um carro começa a gerar gastos frequentes e elevados na oficina mecânica, certamente está na hora de trocá-lo.
O custo dos reparos e das peças de reposição pode pesar no orçamento. Sendo assim, a melhor alternativa pode ser buscar um carro novo.
Quando é mais econômico optar pela troca do carro?
De forma geral, é mais econômico trocar de carro quando o seu veículo atual começa a apresentar desgastes acentuados e complexos, gerando despesas extras além do esperado.
Isso significa que se o seu veículo apresenta consumo elevado de combustível, desgaste de rodas, revisões caras, manutenções frequentes, falhas mecânicas graves e perdas significativas de valor por causa da depreciação, é mais econômico trocar de carro.
Troque de carro com o Kovi Próprio!
Para quem está em busca de um carro novo com economia e zero burocracia, o Kovi Próprio é o plano ideal. Nele, você troca de carro sem aprovação de crédito e com vários benefícios exclusivos.
Essa modalidade de carro por assinatura da Kovi possibilita a compra do automóvel ao final do contrato.
Você assina o veículo de sua preferência por até 30 meses, e pode comprá-lo com condições especiais a partir do 13º mês de contrato cumprido.
Durante a assinatura, a Kovi garante carro reserva, IPVA pago, manutenções, seguro contra roubo e furto, assistência 24 horas e KMs ilimitados para rodar. Visite a loja online, veja os carros disponíveis e assine o Kovi Próprio agora mesmo!