A economia de combustível costuma ser uma preocupação para a maioria das pessoas que utilizam um carro por assinatura ou próprio.
Em geral, os motoristas se questionam sobre qual é o melhor tipo de combustível para garantir a máxima autonomia do carro: gasolina ou etanol?
Ter esse conhecimento é fundamental para controlar o orçamento. Afinal, o gasto mensal do brasileiro no posto de combustível pode criar verdadeiros rombos nas finanças.
Como regra, vale a pena investir em carros econômicos, que são aqueles que rodam mais quilômetros por litro de combustível nas estradas e na cidade.
Para encontrar essa informação, basta consultar o ranking do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), do Inmetro.
Outra forma de economizar combustível é conhecer os principais mitos e verdades sobre autonomia veicular.
Para esclarecer algumas dúvidas frequentes, resolvemos criar uma lista com informações verdadeiras e equivocadas sobre economia de combustível. Confira e coloque as dicas em prática ao usar seu carro alugado.
Confira os 10 principais mitos e verdades sobre economia de combustível e autonomia do carro e aprenda truques para otimizar a eficiência energética do seu veículo!
VERDADE. Na cidade, costumamos andar com uma velocidade reduzida e, nesta condição, abrir as janelas para deixar o ar circulando e o ambiente interno mais fresco é uma maneira de gastar menos etanol ou gasolina.
Porém, na estrada, em alta velocidade, a corrente de ar tende a reter o veículo e o efeito é contrário: você vai gastar mais combustível se deixar as janelas abertas. Então, neste caso, vale mais a pena usar o ar-condicionado.
MITO. Se você pretende manter a autonomia do carro sempre em ordem e economizar combustível, não ande com pneus murchos.
Os pneus precisam ser calibrados de acordo com o manual e regularmente, a cada 15 dias no máximo. Caso contrário, o carro terá que se “esforçar” mais para se locomover, gastando combustível extra.
MITO. Além de não deixar o carro econômico, descer em ponto morto é extremamente perigoso, já que o carro por assinatura fica com a dirigibilidade comprometida.
Atualmente, os veículos já contam com sistemas de injeção eletrônica, então não é necessário deixar o carro rodar na “banguela”.
MITO. Você já ouviu falar que a gasolina aditivada ajuda a economizar combustível? Se sim, saiba que essa informação não procede.
O “aditivo” colocado na gasolina se trata de um componente químico detergente, indicado para a limpeza do motor e seus componentes, como os bicos. Ou seja, isso não interfere na economia de combustível.
VERDADE. Todas as vezes que o motorista do carro por assinatura ou próprio pisa com muita força nos pedais, mais combustível é injetado no motor.
Por isso, ao dirigir dessa maneira, além de influenciar na autonomia do carro, o condutor também adota uma forma de direção perigosa, o que não é recomendado.
VERDADE. Combustível de baixa qualidade ou “misturado” compromete o motor, que acaba se esforçando mais para fazer o carro se movimentar. Isso aumenta muito o consumo de combustível.
Por isso, se você deseja ter um carro econômico, abasteça sempre em postos de confiança.
MITO. Ter um carro com câmbio automático não interfere na economia de combustível. Seguramente, trocar a marcha no momento correto ajuda a economizar combustível.
VERDADE. O motor turbo atinge a potência que o motorista deseja com menos aceleração, e isso acaba economizando combustível.
Porém, isso vale para quem usa o motor turbo em condições do dia a dia, pois em níveis de aceleração elevados o gasto com combustível será muito maior.
VERDADE. Quanto mais pesado o carro estiver, maior será o esforço do motor e, consequentemente, o gasto com gasolina ou etanol.
Portanto, manter o carro por assinatura ou próprio mais leve ajuda muito na economia de combustível.
VERDADE. A manutenção preventiva é essencial para ter um carro econômico, pois o motor e outros conjuntos estarão com as peças em ordem, sem desperdício de energia.
Ou seja, leve o veículo regularmente à oficina mecânica para manter a autonomia do carro em condições adequadas.
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