Universo Kovi

Os 5 principais problemas no veículo e como evitar

Usar o veículo constantemente, todos os dias, sem fazer a manutenção necessária, é o principal motivo que leva a panes mecânicas.

Ou seja, a negligência do motorista em relação às manutenções é, muitas vezes, a responsável pelo prejuízo financeiro e pela dor de cabeça que um carro parado na oficina traz. 

A manutenção periódica é necessária para evitar problemas causados pelo desgaste natural das peças e sistemas automotivos. Quando feita de maneira preventiva, ela antecipa as falhas e garante o conserto de qualquer inconsistência antes que danos mais graves se manifestem. 

Então, se você usa um carro por assinatura ou tem um veículo próprio, precisa conhecer os 5 principais problemas que afetam os automóveis e saber como evitá-los. Confira abaixo!

1. Peças desgastadas

O próprio uso regular do veículo faz com que a manutenção do carro seja necessária, principalmente para trocar peças desgastadas, como pastilha de freio, bateria, correia, jogo de velas, sistema de ignição, entre outros.

Na manutenção, o mecânico faz o conserto do carro através de uma verificação completa, para encontrar tudo o que precisa ser trocado, antes de o carro parar de vez e os problemas se agravarem.

Na correria do dia a dia, talvez seja difícil parar a agenda para deixar o automóvel na oficina para uma manutenção, mas é fundamental fazer isso para evitar problemas, como prejuízo financeiro e o risco de acidentes.

A recomendação é levar o veículo para as manutenções a cada 10 mil km rodados. Lembrando que a medida vale tanto para o carro alugado quanto para o veículo próprio.

2. Pneus carecas

Os pneus mantêm o carro estável e em contato com o solo, deixando a dirigibilidade excelente e garantindo sua segurança enquanto conduz.

Por isso, faz parte da manutenção verificar se os pneus estão alinhados, balanceados, desgastados ou em ponto de troca.

Os pneus possuem uma marca de segurança, que não deve ser ultrapassada. Caso o desgaste seja elevado e esteja chegando perto dessa marcação, pode ser necessário trocar os pneus.

3. Problemas no sistema elétrico do carro

É muito importante na manutenção verificar se o sistema elétrico está funcionando bem, a começar pela bateria. 

Quem tem um carro próprio ou alugado pode já ter passado pela situação de o veículo não ligar por causa da bateria arriada. Geralmente, em casos como esse, a bateria simplesmente pifou. 

Na revisão elétrica do veículo, lembre-se também de verificar as travas elétricas, luzes do painel, vidros, partida e outros acessórios que dependem de eletricidade diretamente.

Além disso, em casos mais graves, problemas elétricos podem indicar danos na bomba de combustível ou no alternador. Para fazer esse tipo de manutenção é fundamental contar com um especialista.

4. Falhas no câmbio 

Se você estiver dirigindo e sentir que a marcha está ficando dura ou pesada para trocar, o câmbio está “escapando” ou o pedal da embreagem está diferente, pode ser sinal de que é preciso fazer a manutenção do câmbio.

Os principais sinais de problemas no sistema de câmbio são: marchas escapando, trepidação da marcha, marcha “arranhando” na hora de trocar e barulhos na embreagem.

5. Superaquecimento do carro

O superaquecimento do carro é um dos principais problemas que levam o veículo para a manutenção. Na maioria dos casos, o motor “ferve” e você é obrigado a parar o veículo.

Várias situações podem levar a esse problema, desde falhas no sistema de arrefecimento até um problema no motor. Por isso, preste atenção se a temperatura do veículo costuma subir quando você está dirigindo.

Se isso acontecer, não fique prolongando o conserto, pois esperar para fazer a manutenção do carro pode piorar bastante o caso.

Manutenção preventiva é investimento

Todos os problemas citados acima podem ser evitados com a manutenção preventiva.

Infelizmente, muitos proprietários e pessoas que alugam carros ainda acham que a manutenção é um custo desnecessário, mas percebem o erro assim que o veículo começa a dar problema.

Na Kovi, as manutenções periódicas fazem parte da assinatura, com a substituição prevista de itens de desgaste natural. Dessa forma, seu carro fica sempre em ordem, pronto para usar. Por isso é importante seguir o cronograma de manutenções agendadas para cuidar do seu Kovi.

Kovi Próprio: seu carro com manutenções contratadas

O Kovi Próprio é o plano da Kovi para você ter um automóvel próprio começando com um carro por assinatura

Além de ter o melhor preço do mercado, essa modalidade de locação com compra ainda conta com todas as manutenções para itens de desgaste natural. 

No Kovi Próprio, o motorista assina um carro por 30 meses, mas, a partir do 13º mês de contrato cumprido, já pode escolher comprar o veículo com condições especiais. 

O plano tem o menor depósito inicial do mercado e dá para pagar as semanalidades sem cartão de crédito, usando PIX ou boleto.

Durante o período de assinatura, garantimos todos os benefícios que um carro alugado na Kovi traz, como seguro contra furto e roubo, assistência 24h, carro reserva e assistência 24 horas. 

Essa é a forma mais eficiente de você ter um carro próprio pagando mais barato. Veja as opções de veículos na loja online agora mesmo! 

Carros 0KM disponíveis

À pronta-entrega
Carros
Rode KMs ilimitados sem taxas extras
Não precisa ter cartão de crédito
Possibilidade de compra do carro próprio
Escolha o seu agora