Blog Kovi

Licenciamento 2023: Quem paga e quanto custa | Kovi

Escrito por Lucas Almeida | 23/04/2023 12:19:16

Todo dono de carro sabe que a comodidade de possuir um veículo próprio tem um alto custo no Brasil. Além dos gastos com combustível, seguro e manutenção, existem responsabilidades burocráticas, como o pagamento do licenciamento 2023 e do IPVA

Estes procedimentos são essenciais para a regularização do veículo. São obrigações anuais que precisam entrar na agenda e no planejamento de gastos dos motoristas. 

No caso do licenciamento 2023, é importante conhecer as regras, o valor e os procedimentos de pagamento para que seja possível fazer a emissão do novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e). Confira aqui quem deve pagar a taxa e como proceder! 

O que é a taxa de licenciamento 2023?

O licenciamento de um veículo é uma espécie de certificado que autoriza a circulação do automóvel pelas ruas e estradas do Brasil.

De acordo com o parágrafo 2º do art. 131 do Código de Trânsito Brasileiro, só será considerado como licenciado o veículo que tiver quitado seus débitos relativos a tributos, encargos e multas ambientais e de trânsito.

Como se trata de um procedimento anual, para não ter problemas com o licenciamento 2023 é preciso estar atento aos prazos estabelecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito, o Detran do seu estado, já que este é o órgão responsável pelo recolhimento do imposto. 

A realização do licenciamento 2023 é necessária para a emissão do CRLV-e, certificado digital de registro e licenciamento do veículo, que pode ser acessado pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) ou pelo site do Detran de cada estado. 

Além da versão digital, também é possível imprimir o documento e guardá-lo no próprio veículo, mas saiba que a apresentação da versão física do certificado não é mais exigida pelas autoridades. 

Para solicitar a renovação anual do licenciamento 2023 é preciso que o proprietário não esteja com nenhuma pendência em relação ao pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), multas ou qualquer outro tipo de débito.

É importante reforçar também que cada região tem um calendário próprio para o licenciamento de veículos. 

No Rio Grande do Sul, por exemplo, o calendário de pagamento da taxa de licenciamento 2023, no valor de R$ 99,67, apresenta os seguintes prazos de vencimento, de acordo com o final da placa de cada veículo:

  • Final da placa 1, 2, 3, 4 e 5: pagamento até 30/06/2023
  • Final da placa 6, 7, 8, 9 e 0: pagamento até 31/07/2023

Já para quem tem um veículo registrado no estado de São Paulo, os prazos e o valor são diferentes. A taxa de licenciamento em São Paulo custa R$ 155,23. 

Outro diferencial para quem precisa realizar o licenciamento 2023 junto ao Detran-SP é que é possível antecipar o pagamento da taxa até junho. 

Para os motoristas que preferirem seguir o cronograma de obrigatoriedade, os prazos são os seguintes: 

  • Final da placa 1 e 2: 31/07/2023
  • Final da placa 3 e 4: 31/08/2023
  • Final da placa 5 e 6: 29/09/2023
  • Final da placa 7 e 8: 31/10/2023
  • Final da placa 9: 30/11/2023
  • Final da placa 0: 29/12/2023

A taxa cobrada pela renovação é usada para custear as manutenções e as melhorias periódicas no sistema do Detran e, assim, garantir a segurança e a autenticidade dos dados do certificado emitido.

Quem deve pagar a taxa de licenciamento 2023? 

Apesar de se tratar de algo obrigatório por lei, algumas pessoas podem solicitar a isenção do pagamento do licenciamento 2023, sendo elas:

  • Pessoas que utilizam o veículo como meio de trabalho, como taxistas, motoristas de veículos escolares, mototaxistas, etc; 
  • Pessoas com Deficiência - PCD;
  • Portadores de doença contínua, que devem apresentar um documento legal, como um laudo médico, por exemplo, para que se confirme a veracidade da condição;
  • Proprietários de veículos com mais de 20 anos de fabricação. 

Desses casos, apenas no último a isenção é garantida de forma automática. Portanto, faça questão de iniciar o pedido de isenção junto ao Detran antes do prazo de pagamento, caso faça parte dos outros grupos citados.   

Agora, se você quer esquecer esse tipo de preocupação de uma vez por todas e parar de pagar licenciamento e IPVA, faça um plano de carro por assinatura na Kovi!

Aqui, nossos motoristas aproveitam apenas o lado positivo de ter um carro. Com o Kovi Anual, os clientes podem escolher o veículo de sua preferência, entre seminovos e 0km, e pagar por aquilo que realmente rodarem. 

Além disso, o motorista também terá acesso a uma série de vantagens, como:

E para quem tem interesse em comprar um veículo de forma mais prática e econômica, também oferecemos o plano Kovi Próprio, no qual o motorista inicia um contrato de assinatura de veículo e, ao fim do prazo previsto, pode sair com o automóvel em seu nome! Visite nossa loja online para saber mais!