Aluguel de Carros

Imprevistos com carro alugado? Descubra o que fazer!

O dia a dia de quem dirige nas cidades é cheio de surpresas, né? E nem todas são muito agradáveis. Mas no artigo de hoje, vamos mostrar para quem tem carro alugado como lidar com os principais imprevistos que podem acontecer nas ruas: colisões, roubo e furto, multas e avarias no geral. Então, continue a leitura e confira!

Sofreu batida com carro alugado?

Antes de tudo, vale ressaltar que o ideal é evitar ao máximo que colisões aconteçam. Para isso, basta praticar uma direção segura. Porém, mesmo que você dirija com o maior cuidado possível, ninguém está livre de sofrer acidentes, devido a condições externas ou ações de outros condutores.

Nesses casos, o primeiro passo é manter a calma, pois isso garante que você tome as melhores decisões no momento. Depois, verifique se há feridos, tanto dentro quanto fora do seu veículo. Se houver, não mexa na vítima e acione imediatamente o SAMU.

Em acidente sem lesões corporais, é necessário retirar os veículos da via. Mas se os carros não estiverem em condições de serem removidos, sinalize para os outros motoristas que houve um acidente naquela área, com o triângulo de segurança.

O próximo passo é muito importante: tire foto de tudo! Do local do acidente, do dano causado aos carros e da placa do outro veículo. Lembre-se de anotar os dados dos envolvidos e das testemunhas. Também é importante registrar um boletim de ocorrência, o que pode ser feito virtualmente. 

Por fim, você deve acionar a locadora o mais rápido possível, para ter orientações mais específicas do seu caso.  Aqui na Kovi, por exemplo, temos uma Central de Emergência 24 horas para oferecer suporte aos nossos clientes. E quanto mais cedo formos avisados sobre o ocorrido, menor é o custo da coparticipação!

Seu carro alugado foi roubado?

Outra situação que ninguém gostaria de passar, mas que infelizmente há riscos de acontecer: roubo ou furto do automóvel ou de seus itens durante o período de locação. O procedimento a ser feito costuma mudar um pouco de acordo com cada locadora e o tipo de cobertura que o cliente contratou. Porém, no geral, as etapas iniciais são basicamente as mesmas.

Caso sofra roubo ou furto do seu carro alugado, é fundamental avisar imediatamente à locadora. Logo após, vá até a delegacia de polícia mais próxima e registre o boletim de ocorrência. Aí, é preciso apresentar o B.O. e preencher o Aviso de Sinistro lá na locadora. A locadora vai começar as buscas pelo veículo e você terá que pagar um valor de coparticipação. Uma dica de segurança importante é: sempre guarde seu carro alugado em uma garagem ou local seguro, especialmente durante a noite, que é quando acontecem a maior parte dos crimes.

Uma boa notícia é que os carros da Kovi possuem uma tecnologia exclusiva com o índice de recuperação mais alto do mercado — conseguimos recuperar o automóvel em 95% dos casos! Além disso, nossos valores de coparticipação são mais baixos que os da concorrência. Tudo pensado para facilitar a vida dos nossos clientes.

Causou avarias no carro alugado?

Quando você aluga um carro, se compromete a devolvê-lo para a locadora exatamente nas mesmas condições em que ele estava quando o retirou. Por isso, quaisquer avarias estarão sujeitas à cobrança, como problemas mecânicos, arranhões ou amassados na lataria.

Caso o seu carro necessite de algum reparo desse tipo durante o período de aluguel, procure a locadora para agendar e realizar uma manutenção. Reforçamos que, na Kovi, o motorista não está autorizado a realizar serviços de funilaria por fora.

Levou multa com carro alugado?

Quando você aluga um carro, normalmente você se torna a única pessoa autorizada a dirigi-lo. Sendo assim, em casos de infração de trânsito, é você quem recebe os pontos na CNH e quem deve arcar com o valor da multa. Em contrapartida, a responsabilidade da locadora é enviar os documentos da infração assim que eles estiverem disponíveis.

Mas vale reforçar que essas normas podem variar de acordo com cada locadora e plano de aluguel, por isso é muito importante que você verifique todos esses detalhes no contrato com atenção, antes de assinar o documento e concordar com suas cláusulas.

Em geral, o processo é bem simples: se você cometer alguma infração no trânsito, o órgão de trânsito enviará uma notificação para a locadora. A locadora, por sua vez, irá encaminhar a multa para o cliente, que deverá fazer o pagamento da multa com o acréscimo de uma taxa administrativa.

Caso identifique que realmente não concorda com a multa, é possível recorrer. Aqui na Kovi, por exemplo, te oferecemos todo o auxílio caso queira entrar com recurso! É só nos avisar através do chat e escolher se prefere ter o auxílio da Kovi ou seguir com o recurso sozinho.

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