Que a carga tributária brasileira é pesada, todo mundo sabe. Mas você tem ideia de quais são os impostos que incidem sobre a compra de carros?
Na negociação de veículos zero quilômetro, o motorista acaba pagando uma alta carga de tributos, que inclui ICMS, IPI, PIS e COFINS.
Além disso, depois de concretizada a compra, ainda existem outras taxas e impostos obrigatórios, como o IPVA, o licenciamento, o emplacamento e a documentação.
Entenda os principais impostos presentes na compra de carros e saiba qual é o impacto da carga tributária no valor final dos veículos no Brasil!
Principais impostos sobre a compra de carros
Para que você entenda como são cobrados os impostos sobre a compra de carros, vamos explicar cada um dos tributos. Veja:
ICMS
O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é o imposto estadual de maior peso no custo final de um carro zero. Cada estado estabelece a sua alíquota.
Atualmente, São Paulo é o estado da federação com a maior carga de ICMS para veículos novos e, por isso, tem os carros mais caros do país.
Em 2022, a alíquota paulista era de 13,3% sobre o valor total presente na nota fiscal do veículo.
IPI
O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) é um tributo federal. Ele é calculado de acordo com a potência do motor e a origem do carro.
Ou seja, há uma diferenciação de IPI para carros de fabricação nacional e modelos importados.
COFINS
O COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) também é um imposto do Governo Federal. A alíquota é de 7,6% sobre o valor final do carro e os recursos arrecadados são usados para financiar os benefícios do INSS.
PIS
O PIS (Programa de Integração Social) é um imposto que direciona recursos para o pagamento do abono salarial dos trabalhadores que recebem até um salário mínimo no Brasil. Trata-se de um tributo federal, com alíquota de 1,65% sobre o valor do carro.
Licenciamento e IPVA
O Licenciamento e o IPVA não são impostos incidentes na compra de carros, mas sim na manutenção dos veículos. As cobranças são anuais e seguem as alíquotas estabelecidas por cada estado.
O peso dos impostos nos preços dos veículos no Brasil
Os impostos têm grande impacto no preço dos carros no Brasil. Nos veículos nacionais, por exemplo, os tributos representam de 30% a 48,6% do custo final de um automóvel novo.
Já para os importados, o peso é ainda maior, e os impostos podem ultrapassar a marca de 60% do valor final do carro.
De acordo com especialistas do setor automotivo, a carga tributária é a principal responsável pelos preços dos carros serem tão altos no país.
No entanto, também entram nessa conta o custo de produção, a logística, o preço dos combustíveis e a infraestrutura, que ajudam a encarecer os veículos 0KM no Brasil.
Conheça o carro por assinatura e evite a alta carga de impostos
Diante de tantos impostos e preços cada vez mais elevados, muitos motoristas têm encontrado no carro por assinatura uma alternativa acessível e com ótimo custo-benefício para ter um veículo na garagem.
O Kovi Anual é a melhor opção do mercado. O plano de assinatura de carros da Kovi garante ao motorista a possibilidade de evitar ser afetado pela pesada carga tributária, além de oferecer várias vantagens exclusivas, como carro reserva, pacote proteção, documentação e IPVA inclusos e manutenção preventiva.
Essa é a maneira mais simples e econômica de conquistar um carro com condições de pagamento flexíveis e sem aprovação de crédito. Visite a nossa loja online e garanta o seu!