Blog Kovi

Manutenção dos freios: Importância para a segurança | Kovi

Escrito por Lucas Almeida | 23/04/2023 12:19:16
 

Você faz a manutenção dos freios automotivos regularmente? Saiba que essa é uma conduta muito importante e que precisa estar na rotina de todo motorista, já que os freios são componentes cruciais para a segurança e ajudam a evitar várias situações de risco e acidentes no trânsito

É graças ao sistema de freios que conseguimos desacelerar ou parar o carro para evitar batidas. Ele também é indispensável em várias manobras que realizamos diariamente com o veículo, seja na hora de estacionar, rodar por vias urbanas ou dirigir em rodovias. 

A manutenção preventiva dos freios garante que você não seja pego de surpresa por uma falha que pode ser fatal. Então, para minimizar qualquer chance de exposição a riscos, coloque na agenda o compromisso de checar as condições do sistema de freios do seu carro próprio ou alugado

Sinais de alerta

Assim como todos os outros componentes veiculares, os freios costumam dar sinais claros de alerta para o motorista, indicando que algo não está funcionando como deveria. 

Ao notar qualquer ruído estranho ou uma perda de desempenho nos freios, está na hora de buscar um serviço especializado. 

A revisão de freios avalia todas as estruturas que compõem o sistema de frenagem do carro, como pastilhas e discos. 

Na manutenção preventiva, os profissionais conseguem analisar se existem peças em situação crítica e que precisam de troca imediata. 

Caso você perceba trepidação no volante, pedal de freio muito baixo, barulhos que sugerem o atrito de ferro com ferro e funcionamento irregular dos freios, busque a manutenção corretiva com urgência. 

Mas tenha sempre em mente que as revisões preventivas são mais baratas, pontuais e contribuem de forma direta para a sua segurança. Por isso, evite deixar a checagem de freios apenas para momentos críticos. 

Como fazer a manutenção dos freios?

A manutenção dos freios deve ser feita periodicamente. Alguns componentes precisam ser trocados em intervalos específicos de quilometragem, como é o caso das pastilhas, que têm a substituição recomendada a cada 20 mil quilômetros, e os discos, que devem ser trocados a cada 40 mil quilômetros rodados. 

Na manutenção, todas as peças do sistema de frenagem são vistoriadas. O checkup tem o objetivo de assegurar que os componentes estejam em pleno funcionamento e desempenho, prontos para garantir uma frenagem segura em todas as situações, até mesmo nas mais extremas. 

Confira algumas recomendações gerais para a manutenção dos freios e coloque-as em prática, para a sua segurança! E caso você use um veículo por assinatura, não se esqueça de levá-lo para as revisões programadas.

Pastilhas de freio

As pastilhas são fundamentais para o carro desacelerar e parar corretamente. Elas criam a resistência necessária para que o sistema de frenagem funcione e, por isso, são os componentes que mais sofrem desgastes. 

Quando as pastilhas de freio estão velhas, o primeiro sinal é a perda da eficiência de frenagem no veículo. Por isso, elas devem passar por manutenção preventiva a cada 10 mil quilômetros e substituição a cada 20 mil quilômetros rodados. 

Discos de freio

Os discos de freio são importantes mecanismos de fricção que ajudam o carro a parar na hora da frenagem, por isso eles merecem atenção especial na manutenção. 

A checagem dos discos deve ser feita sempre que o motorista realizar a troca de pastilhas. Já a substituição pode ser feita a cada 40 mil quilômetros. 

Lonas de freio

As lonas de freio também são componentes que causam atrito e provocam a frenagem e parada do carro. 

Quando elas ficam finas ou rachadas, é preciso substituí-las com urgência, pois isso pode fazer com que o carro demore mais para parar completamente. 

De forma geral, os fabricantes sugerem que as lonas sejam trocadas a cada 50 mil quilômetros. 

Pedal 

O pedal é a estrutura que usamos para acionar os freios. Ele também deve ser revisado e regulado de tempos em tempos. 

Ao notar que o pedal do seu carro está muito desgastado, procure uma oficina especializada e solicite uma avaliação. 

Componentes do sistema hidráulico 

Alguns componentes do sistema hidráulico também influenciam no desempenho dos freios automotivos e precisam de manutenções preventivas, como é o caso do servo freio, também chamado de hidrovácuo. Ele é responsável por transferir a força aplicada no pedal para o sistema de frenagem do carro.  

Por fim, cilindro mestre, canos, mangueiras e o fluido de freio também precisam de uma avaliação e manutenção preventiva periódica.  

Precisa de um carro? Conheça o Kovi Anual!

Se você precisa de um carro para o dia a dia e quer ter a certeza de contratar um veículo em boas condições mecânicas e de segurança, conheça o Kovi Anual, plano de assinatura da Kovi com permanência mínima de 12 meses. 

Temos vários modelos 0km e seminovos, incluindo carros subcompactos, hatches, sedans e premium. 

Neste plano, você pode aproveitar vários benefícios, como carro reserva, manutenções preventivas periódicas, IPVA, seguro contra roubo e furto e ainda pode fazer a contratação sem cartão de crédito. Para saber mais, visite a nossa loja online