Comprar um carro seminovo pode ser uma excelente escolha, já que o mercado oferece diversos modelos com preços acessíveis e várias configurações interessantes. No entanto, é preciso fazer uma boa avaliação do seminovo para evitar cair em golpes ou assumir prejuízos.
De forma geral, o veículo seminovo combina os atributos que todos os motoristas buscam, como economia, ampla variedade de modelos e ótimos equipamentos.
Ao optar por esse tipo de carro, o motorista conquista a satisfação de possuir um veículo em bom estado pagando um preço inferior ao que seria necessário para adquirir um zero quilômetro.
Uma forma de garantir uma negociação segura é conhecer os principais parâmetros e pontos de atenção que são fundamentais na avaliação do seminovo, como a regularidade da documentação, as condições do motor e o estado geral do acabamento e da lataria do veículo.
Tenha em mente que não basta escolher um seminovo que cause boa impressão. Para não se arrepender do negócio, o carro precisa oferecer uma mecânica confiável e estar em bom estado de conservação geral.
Para te ajudar nesse desafio de avaliar um carro seminovo, preparamos este guia prático com todas as orientações importantes. Confira!
Ao optar por um carro seminovo, o motorista encontra preços mais acessíveis, menores níveis de depreciação e veículos com IPVA e seguro mais baratos.
Além disso, o mercado de seminovos tem carros com acessórios, equipamentos e tecnologias ótimos. É possível, por exemplo, comprar um carro de uma categoria superior ou premium pagando praticamente o mesmo preço de um veículo subcompacto zero quilômetro de entrada.
Para não cair em armadilhas que possam resultar em prejuízos financeiros e frustrações, o ideal é sempre analisar o histórico do carro e ficar atento na hora da avaliação do seminovo. Veja abaixo o que você precisa analisar!
Ao iniciar a avaliação do carro seminovo, o motor é um dos pontos mais importantes.
Verifique se há vazamentos de óleo, analise a coloração do fluido de transmissão e certifique-se de que não há ruídos incomuns ao ligar o veículo.
Para ter certeza de que o carro está em boas condições mecânicas, faça um teste de dirigibilidade. Somente conduzindo o carro, você poderá avaliar o desempenho do motor em diferentes condições e perceber se existe alguma falha ou inconsistência mecânica.
Os pneus são componentes essenciais para a segurança do veículo. Verifique a profundidade dos sulcos dos pneus, desgastes irregulares e a presença de cortes ou bolhas.
Pneus em más condições podem indicar falta de manutenção, além de trazer um gasto imediato com a troca do conjunto, balanceamento e alinhamento.
Explore o interior do carro, verificando o estado dos bancos, painel, volante e demais componentes. Desgastes excessivos podem indicar alta quilometragem ou falta de cuidado por parte do antigo proprietário.
Teste também os sistemas elétricos, como vidros, ar condicionado, multimídia e sistema de som.
Os pedais do veículo também são indicadores importantes. Se estiverem desgastados de forma irregular, pode ser sinal de um carro que teve sua quilometragem adulterada. Fique atento a este sinal!
Examine a lataria do carro em busca de amassados, arranhões ou sinais de reparos. Analise toda a superfície do veículo, inclusive as áreas menos evidentes, como embaixo dos para-lamas. Isso pode revelar detalhes sobre a história do carro e possíveis acidentes.
Antes de fechar negócio, faça a análise da documentação do carro. Verifique o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), veja se o documento tem pendências ou restrições e conheça o histórico de multas.
Ao realizar essa avaliação cuidadosa, você aumenta suas chances de adquirir um carro seminovo em boas condições e sem surpresas desagradáveis.
Uma dica importante é contar com o auxílio de um mecânico de confiança, para fazer uma análise mais técnica do carro e confirmar se o motor e os demais sistemas veiculares estão em ordem.
Se a sua intenção é comprar um carro seminovo em perfeitas condições de dirigibilidade e segurança, vale a pena conhecer o Kovi Próprio, plano de assinatura que permite a compra do veículo ao final do contrato.
Nesta modalidade da Kovi, você terá uma excelente experiência de compra, além de benefícios exclusivos. Funciona da seguinte maneira: você assina um carro da Kovi por até 30 meses e, a partir do 13º mês de contrato cumprido, já pode adquirir o veículo com condições facilitadas e descontos.
Todos os carros seminovos da Kovi estão com a mecânica em ordem, passam por manutenções preventivas regulares e têm um histórico confiável.
No Kovi Próprio, você terá IPVA e documentação grátis, pacote proteção, carro reserva, manutenções contratadas, assistência 24 horas e muitos outros benefícios.
Acesse agora mesmo a nossa loja online e confira todos os detalhes do plano para estar preparado para tomar uma boa decisão e desfrutar de seu veículo seminovo com confiança e tranquilidade.