Você já pensou em como a vida seria mais fácil se, ao invés de comprar, pudesse fazer uma assinatura de carro?
A assinatura com opção de compra permite que você escolha seu modelo de carro preferido e tenha uma grande economia com manutenção, seguro, documentação, entre outros benefícios.
E uma das partes boas desse serviço é que todos os veículos oferecidos nos planos de assinatura são flex. Ou seja, você escolhe se rodará com o carro abastecido com gasolina ou etanol.
Mas para fazer uma boa escolha de combustível, você precisa entender como cada opção pode afetar o desempenho do automóvel.
De forma geral, as diferenças entre gasolina e etanol entram em jogo quando estamos em busca de economia, eficiência no consumo, desempenho e até redução do impacto ambiental.
Com tantos detalhes e opções no mercado, escolher seu carro pode até parecer difícil, mas nós vamos esclarecer aqui algumas dúvidas sobre o desempenho dos combustíveis e te ajudar a encontrar a melhor alternativa.
Quanto de combustível é consumido por km rodado? Para encontrar a resposta, é importante que o motorista saiba fazer um simples cálculo que inclui o preço dos dois combustíveis.
No caso, o preço do etanol deve ser dividido pelo da gasolina. Se o resultado for acima de 0,7, quer dizer que ele custa mais do que 70% do valor da gasolina.
Ou seja, um carro que percorre 10 km com um litro de gasolina, vai fazer um percurso de apenas 7 km utilizando a mesma quantidade de etanol.
Sendo assim, se o preço do etanol superar os 70% do valor da gasolina, o combustível pode não valer a pena financeiramente para o consumidor.
O desempenho do combustível nos carros está ligado diretamente à forma como ocorre a combustão no motor do veículo.
Por isso, é importante se atentar à eficiência e à qualidade, pois uma escolha errada pode acabar em problemas, tanto a curto quanto a longo prazo.
Em termos de desempenho, a gasolina é mais consistente em relação à potência e aceleração. Para longas viagens ou no uso contínuo do motor, isso é ideal pois permite rodar mais kms com menos combustível.
Já o etanol fornece uma performance melhor em termos de potência especialmente em motores projetados para aproveitar suas características, devido à sua maior taxa de octanagem, que é a resistência à detonação.
No entanto, em climas frios, o desempenho com etanol pode ser menor. Isso porque o carro precisa esquentar para realizar a combustão, e em locais com baixas temperaturas, esse processo se torna mais difícil.
A preocupação com o meio ambiente é um dos fatores que devem ser levados em conta quando se pensa em combustível.
Por ser derivada do petróleo - uma fonte não-renovável - a queima da gasolina emite mais gases do efeito estufa (CO2) do que o álcool.
Além disso, a produção e o transporte desse combustível também geram mais impacto ambiental.
O etanol, por sua vez, é produzido a partir de biomassas de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, abundante no Brasil.
A queima do álcool gera menos emissão de CO2, e seu ciclo de produção pode ser considerado quase neutro em carbono, pois as plantas absorvem o gás carbônico enquanto crescem.
Porém, a produção de etanol também pode ter impactos ambientais desfavoráveis, como o desmatamento, uso intensivo de água e fertilizantes.
Provavelmente, o custo-benefício deve ser o fator que o motorista mais considera na hora de escolher um carro movido a etanol ou gasolina.
Com frequência se encontra o etanol com o preço mais baixo nas bombas. Embora a economia seja um ponto favorável, o álcool tem menos eficiência energética e seu maior consumo pode atrapalhar essa vantagem.
Por outro lado, a gasolina tende a ser mais cara, visto que seu preço também depende do mercado internacional de petróleo. Apesar disso, são necessários menos litros de combustível para fazer um trajeto maior.
O que é melhor: mais economia ou desempenho? Cuidado com o meio ambiente ou mais eficiência?
Cada combustível performa diferente, mas a melhor escolha vai ser a que mais se adequa ao seu estilo de vida.
Se o carro for mais utilizado em trajetos urbanos, o etanol pode ser mais vantajoso por conta da sua maior capacidade de absorver água, reduzindo o desgaste do motor entre paradas e arranques frequentes.
Agora, se você faz longos percursos em rodovias, a gasolina pode ser a melhor opção por oferecer maior autonomia.
Independentemente da escolha, para ambos os combustíveis é importante fazer a manutenção preventiva do veículo, como a troca regular do óleo, filtro de ar e pneus calibrados.
Ter uma condução suave do veículo, evitar acelerações bruscas e manter uma velocidade constante também são comportamentos importantes no trânsito.
Quem optar pelo etanol, tem que ter cuidado em climas frios. Deixar o carro estacionado por um longo período com álcool no tanque também pode levar à corrosão do sistema de combustível.
Já para a gasolina, é importante se atentar à qualidade do combustível. Abasteça em postos de confiança para evitar a adulteração do produto. E em congestionamentos, desligue o motor para economizar.
No plano Kovi Próprio, você tem todos os benefícios de uma assinatura de carro com a possibilidade de compra do veículo ao final do contrato.
Nessa modalidade de assinatura, a burocracia fica por nossa conta. Durante todo o tempo de assinatura, o Kovi Próprio oferece IPVA e documentação, seguro, manutenção e assistência 24 horas.
Na compra do veículo, você pode ter financiamento pré-aprovado no melhor preço do mercado. Confira a nossa loja online e saiba mais sobre as vantagens de assinar um carro.