Os freios ABS são um sistema de segurança que se tornou obrigatório em todos os carros novos fabricados no Brasil a partir de janeiro de 2014. O equipamento tem a capacidade de controlar melhor o veículo em frenagens bruscas, reduzindo consideravelmente o risco de derrapagem.
A sigla ABS significa sistema de travagem antibloqueio. O mecanismo é bastante eficiente e aprimora a aderência do carro à pista, ajudando o motorista a manter o controle do veículo, mesmo em situações extremas.
Basicamente, o que o freio ABS faz é reduzir a rotação das rodas, a fim de evitar que o carro deslize ou derrape. Com isso, o sistema aumenta a segurança da direção e minimiza as chances de acidentes.
Confira tudo o que você precisa saber sobre o item e entenda por que os freios ABS são mais confiáveis em frenagens de emergência!
Para que serve o sistema de freios ABS?
Além de prevenir possíveis acidentes causados por frenagens bruscas, o sistema de freios ABS também ajuda a reduzir a distância de frenagem do carro em situações de emergência, aumentando a segurança dos ocupantes do veículo. Na prática, isso significa que o equipamento ajuda a salvar vidas.
O sistema eletrônico do ABS atua de forma complementar ao freio. Ele regula a pressão dos freios em cada roda do veículo, impedindo que elas travem completamente e causem uma derrapagem potencialmente perigosa.
A tecnologia por trás do sistema de freios ABS é muito inteligente e precisa. O mecanismo eletrônico consegue detectar automaticamente quando uma das rodas desacelera de maneira irregular e ativa a válvula hidráulica do freio. O objetivo é diminuir a força de frenagem e controlar a velocidade de giro da roda.
Uma grande vantagem desse componente é que ele melhora a dirigibilidade do carro, já que garante ao condutor mais controle da direção no momento de realizar manobras. Ele funciona bem mesmo em solos com baixa aderência, como grama e pistas molhadas.
O sistema de freios ABS é composto por alguns itens importantes, como:
- - Controlador de velocidade;
- - Quatro válvulas hidráulicas;
- - Quatro sensores de velocidade, sendo um em cada roda;
- - Uma bomba hidráulica.
Esses itens servem para que o sistema de freio ABS funcione perfeitamente quando necessário, garantindo que o carro detecte de forma automática a força necessária para frear gradualmente, impedindo um tombamento ou deslizamento na pista.
Por que o sistema ABS se tornou obrigatório?
O sistema de freios ABS se tornou obrigatório devido à sua capacidade de aumentar a segurança do motorista e dos passageiros de um carro em caso de freadas bruscas, ajudando a prevenir acidentes e possíveis danos ao veículo.
A presença desse sistema no carro traz diversos benefícios, como, por exemplo:
- - Ajuda a diminuir o desgaste dos pneus;
- - Aumenta a estabilidade em frenagens de emergência;
- - Diminui os riscos de aquaplanagem;
- - Evita o superaquecimento dos pneus em freadas bruscas;
- - Entre vários outros.
O freio ABS também é considerado mais seguro, em comparação com freios comuns. Para saber se ele está em seu perfeito funcionamento, basta ficar atento à sigla ABS que aparece no painel e ao tipo de som que você escuta ao pisar no freio.
Em caso de falhas ou inconsistências no sistema, é fundamental levar o carro para a avaliação de um especialista.
Quer adquirir um carro com sistema de freios ABS? Conte com a Kovi!
Sabendo da importância dos freios ABS para a segurança da condução veicular, a Kovi oferece em sua loja online os melhores carros seminovos equipados com todos os sistemas de segurança obrigatórios e necessários!
Aqui na Kovi, você tem acesso a veículos excelentes e com a manutenção em dia, seja na modalidade de assinatura ou assinatura com compra. É possível escolher entre três planos distintos: o Kovi Mensal, o Kovi Anual e o Kovi Próprio.
E o melhor: você contrata o seu carro totalmente online, com muita facilidade e sem burocracia. Gostou da nossa proposta? Acesse agora mesmo a nossa loja online e veja os veículos disponíveis!