Se você usa o carro todos os dias, provavelmente deve ter sentido no bolso o aumento no preço do combustível. E mesmo revezando entre gasolina e etanol, é indispensável buscar métodos para economizar e não extrapolar o orçamento.
Pensando nisso, separamos cinco dicas práticas para você colaborar com o seu bolso. Vamos lá!
1. Não dirigir na banguela
Se você não conhece a expressão, dirigir na banguela significa andar com o carro desengatado, só pela força da inércia. Há quem pense que isso faz com que o veículo gaste menos, mas é justamente o contrário.
Isso porque, com o ponto morto, o acelerador ficará aberto, com o combustível passando.
Os carros de transmissão manual precisam estar com a marcha engatada, mesmo nos declives. Assim, quando não há aceleração, o próprio carro, com a sua função de corte, vai evitar o consumo.
Além disso, sem a marcha, o sistema de freio consome mais combustível por não contar com o freio-motor. Por isso, nunca dirija com o carro na banguela.
2. Acompanhar o preço dos postos
Muitas vezes, a gente tem aquele posto de confiança, no qual estamos acostumados a abastecer. No entanto, em momentos de alta nos preços, é bom fazer algumas pesquisas.
Verifique os preços em outros postos e acompanhe as variações. Às vezes, o valor do combustível no posto onde você já está acostumado a encher o tanque pode estar mais alto do que em outros estabelecimentos dentro da sua rota.
Mas vale destacar que é preciso confiar na qualidade do combustível. Usar combustível adulterado pode prejudicar muito o seu veículo. Pesquisar e buscar referências do posto é fundamental para evitar prejuízos.
3. De olho na marcha
Usar marchas baixas em alta rotação ou uma marcha alta em baixas velocidades também faz o carro gastar mais combustível. Cuide para trocar as marchas no momento certo, já que isso evita que você force muito o carro.
4. Evite a sobrecarga
Se o seu carro está pesado, saiba que essa sobrecarga faz gastar mais combustível. Por isso, alivie a carga sempre que possível, para economizar na gasolina e no etanol, principalmente nas cidades.
5. Evite as arrancadas
A arrancada é outro fator que pode interferir muito no consumo de combustível. Pisar fundo toda vez que você sair com o veículo vai impactar diretamente no seu bolso no final do mês.
Isso acontece porque, quando aceleramos demais, o sistema entende que o carro precisa de mais potência. Assim, ele consome mais combustível.
Compre seu carro na Kovi
Conquiste seu seminovo ou zero km* pelo menor preço do mercado e sem passar por aprovação de crédito!
Comece no aluguel e termine com o carro no seu nome! Enquanto isso, cuidamos de toda a burocracia pra você! IPVA e documentação, carro reserva, seguro, manutenção e muito mais incluso no valor do plano Kovi Próprio.
Clique aqui e conheça nossos modelos disponíveis!
*consulte a disponibilidade em nossa loja online