Direção segura: como fazer uma curva corretamente?
Parte fundamental do repertório de um bom motorista, saber realizar uma curva da forma correta ajuda a definir uma direção segura.
Afinal, as curvas podem ser bastante traiçoeiras para quem não dedica a atenção necessária para realizar a manobra.
Com isto em mente, trouxemos neste artigo algumas dicas de como fazer uma curva corretamente e garantir uma direção segura. Confira!
1. Cheque se o sistema de suspensão do carro está em perfeitas condições
Maior responsável pela garantia de estabilidade do veículo em curvas e manobras, o sistema de suspensão é composto por um conjunto de componentes que trabalham constantemente, ligando o chassi às rodas.
O sistema garante que elas sempre façam contato com o solo e que os impactos sofridos pelas rodas sejam absorvidos com mais facilidade.
Desse modo, é possível entregar estabilidade nas curvas e permitir que tanto motorista quanto passageiros possam desfrutar de mais conforto.
2. Reduza a velocidade antes de entrar em curvas
Se tratando de curvas, é preciso ter o máximo de controle sobre o automóvel para que a manobra seja feita de forma precisa, principalmente em curvas mais fechadas. Portanto, desacelere.
Realizar curvas em alta velocidade, para quem quer manter uma direção segura, é praticamente impossível. Fique atento aos limites de velocidade e os respeite sempre. Afinal, eles não foram estabelecidos à toa.
O excesso de velocidade e o desrespeito aos limites são os maiores causadores de acidentes no mundo todo, segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde. É preciso ter responsabilidade.
3. Redobre a atenção em dias de chuva
Em dias de chuva, dois obstáculos se destacam para a direção segura: a baixa visibilidade e a pista molhada.
Realizar curvas nessas condições requer o máximo de atenção, já que perder o controle do veículo fica muito mais fácil.
Por isso, sempre faça questão de checar as condições do tempo antes de dirigir, para conseguir se planejar.
Também garanta que seus para-brisas e desembaçadores estejam funcionando como deveriam, e faça as manobras com calma.
4. Pesquise sobre as condições de uma estrada ao passar por um local novo
Caso vá viajar para uma região pela qual nunca tenha dirigido, faça questão de pesquisar um pouco sobre as estradas e rodovias que precisará usar até chegar ao seu destino.
Desse modo, será possível identificar a quantidade de curvas e já começar seu trajeto com elas em mente.
Nesse cenário, também é interessante que se faça uso de aplicativos de navegação, para que possa acompanhar as condições de trânsito em tempo real, além de ser alertado quando estiver se aproximando de uma curva.
Além disso, pesquisar sobre seu trajeto previamente também te permite ter acesso a outras informações, como:
- O limite de velocidade permitido;
- Se a região é propícia ou não a alagamentos;
- O número de postos de combustível;
- Se há presença de pontos de socorro ao longo da estrada;
- Se a rodovia oferece acesso à internet;
- Entre outras questões pertinentes à sua segurança.
5. Evite pegar estradas com muitas curvas enquanto dirige veículos em condições não ideais
Sabemos que trocar de carro nem sempre é tão simples e que é comum ver motoristas insistindo em veículos que já se tornaram ultrapassados.
Entretanto, caso não esteja absolutamente seguro das boas condições de seu automóvel, usá-lo em estradas com muitas curvas não vale o risco. Nesse cenário, uma solução bastante interessante é o aluguel de carros.
Com este serviço, você garante que terá em mãos um veículo de alta qualidade e em perfeitas condições, sem precisar se comprometer com o investimento de comprar um carro novo.
Este tipo de plano pode ser de curto prazo, com contratos de até um mês; ou de longo prazo, chamados de carros por assinatura.
Se você ficou interessado nessa ideia, conheça os planos de locação da Kovi! Oferecemos planos de carro por assinatura pelo menor preço do mercado, como o Kovi Próprio, em que você pode terminar o contrato com o carro no seu nome!
Visite nossa loja para saber mais!