Entender a diferença entre manutenção preventiva e corretiva é fundamental para colocar em prática uma rotina bem estruturada de cuidados com o carro.
Basicamente, a manutenção preventiva é aquela realizada periodicamente, a fim de evitar que problemas mecânicos futuros apareçam.
Essa é uma iniciativa que traz muitos benefícios, como economia, previsibilidade de gastos, prevenção de falhas e prolongamento da vida útil e da boa performance veicular.
Já a manutenção corretiva é aquela feita quando uma falha ou inconsistência mais grave surge em algum componente ou sistema do veículo.
Normalmente, o motorista precisa da manutenção corretiva quando o carro para de funcionar ou atinge um nível mais avançado de danos que afetam seu desempenho.
Vale destacar que deixar para fazer a manutenção apenas quando é preciso reparar algum problema mecânico existente, além de aumentar os custos do serviço, coloca o motorista em risco de acidentes de trânsito e pode comprometer severamente o motor e outros elementos essenciais do automóvel.
Para te ajudar a entender quando fazer manutenção preventiva e corretiva, vamos detalhar aqui tudo o que esses serviços incluem e suas principais diferenças. Confira!
Como é feita a manutenção preventiva?
De uma forma geral, toda manutenção é feita para melhorar o rendimento e as condições de dirigibilidade e segurança de um carro.
No entanto, a manutenção preventiva tem o diferencial de avaliar previamente os sistemas, peças e componentes do veículo, com a realização de ajustes pontuais e rotinas de cuidados que evitam falhas mecânicas.
Na prática, a manutenção preventiva é aquela feita dentro de um programa de revisões periódicas. Ou seja, o motorista não espera um problema aparecer. Ele leva o carro à oficina mecânica para intervenções programadas, muitas vezes recomendadas pelo manual do veículo.
Esses ajustes preventivos evitam falhas, aumentam a vida útil dos componentes e trocam rapidamente peças com desgastes.
Na rotina de manutenção preventiva, o mecânico avalia os sistemas do carro e faz os reparos necessários. Essa é uma atividade que acompanha e controla o desempenho e as condições de uso do veículo.
Essas inspeções são sistemáticas e muito mais econômicas, otimizando o orçamento do proprietário. Normalmente, a manutenção preventiva inclui:
- Lubrificação;
- Avaliação das condições dos filtros e óleo do motor;
- Checagem dos freios;
- Alinhamento e balanceamento;
- Análise dos fluidos;
- Avaliação de sistemas elétricos, pneus, da injeção, bateria, suspensão e ar condicionado;
- Entre outras etapas.
É importante que a manutenção preventiva seja planejada com antecedência e que o motorista cumpra as datas previstas para cada tipo de checagem veicular, em especial para as trocas de óleo, filtros e peças, de acordo com as recomendações da montadora.
Manter o histórico das manutenções preventivas é bastante positivo e ajuda, inclusive, quando o motorista decide vender o carro.
Como é feita a manutenção corretiva?
Como já mencionado, a manutenção corretiva é aquela feita de forma emergencial, quando alguma falha mecânica se manifesta. Essa conduta visa realizar o reparo imediato do problema por meio da substituição de peças e intervenções mais complexas no carro.
Por ser uma atividade não planejada e, por isso, não prevista no orçamento, a manutenção corretiva pega o motorista desprevenido e pode custar caro.
Ao contrário da manutenção preventiva, os reparos corretivos não são convenientes e não têm previsibilidade.
Dessa forma, eles podem trazer muita dor de cabeça para o motorista, que, além de desembolsar valores elevados para os consertos do carro, também precisa ficar sem o veículo por um período, com prejuízos à sua rotina.
A importância da manutenção preventiva
A manutenção preventiva é muito importante e traz inúmeros benefícios ao motorista. Ao seguir um cronograma de manutenção, é possível agendar os serviços na data mais conveniente, reduzir custos, evitar falhas graves, prolongar a vida útil de peças e reduzir o risco de imprevistos e acidentes.
Conheça os planos completos da Kovi
Em todos os planos de assinatura de carros da Kovi, os motoristas contam com manutenção preventiva gratuita para os itens de desgaste natural. Além disso, o Kovi Anual e o Kovi Próprio também oferecem pacote proteção, veículos monitorados, carro reserva e outros benefícios exclusivos.
Acesse agora mesmo a nossa loja online para conferir as categorias disponíveis e fazer a contratação do seu veículo sem aprovação de crédito e burocracia.