Como comprar o primeiro carro? Essa pergunta já passou pela cabeça da maior parte da população brasileira, especialmente dos mais jovens. E não é por menos: um automóvel é uma compra de alto valor e que provavelmente vai te acompanhar ao longo de alguns anos.
Então, é importante tomar essa decisão com bastante consciência e planejamento. Mas se você está um pouco perdido nessa missão, não se preocupe! É só continuar lendo o artigo que a Kovi preparou.
1. Entenda seu orçamento
Se você está pensando em adquirir um carro, a primeira coisa que deve se perguntar é: “minha vida está organizada o suficiente para que eu possa fazer uma grande compra?”. Para encontrar a resposta, é necessário fazer uma avaliação justa da sua renda e dos seus gastos. Hoje em dia, você nem precisa colocar tudo na conta do lápis, já existem diversos aplicativos que te ajudam a controlar as entradas e saídas de dinheiro do seu bolso.
Além de ajudar a entender quais gastos você pode cortar para desafogar o orçamento, essa visão do cenário atual te mostra se já é possível comprar seu primeiro carro, se vai ser preciso esperar mais um tempo para quitar outras dívidas ou até mesmo se é melhor alugar um veículo.
2. Saiba quais são suas necessidades
O próximo passo é entender quais são as suas necessidades — até mesmo para avaliar se a compra é realmente a melhor opção para seu caso. Por exemplo, por quanto tempo você pretende ficar com o automóvel? Se você só quiser usar por um determinado período ou então se pretende trocar por outro modelo já no ano que vem, talvez o aluguel de carros seja uma alternativa mais adequada.
Mas vamos supor que você quer um carro próprio mesmo. Já é bom ir pensando qual será sua frequência de uso, o tipo de trajeto que vai fazer, quanto espaço você precisa… Nesse caso, a grande dica é focar nas necessidades e esquecer os desejos. Afinal, mesmo que queira um carro super potente, não faz sentido adquiri-lo se o objetivo é rodar em uma cidade com trânsito intenso.
3. Pesquise as opções de carro
Essa é a parte mais legal! Agora que você já sabe o quanto pode gastar e as necessidades que o carro deve atender, é hora de partir para a pesquisa e descobrir as opções disponíveis no mercado. No quesito preço, nossa dica é pesquisar a diferença de valores entre carros 0KM e seminovos.
Também é muito importante avaliar com cuidado todas as especificações técnicas e mecânicas do modelo escolhido. Se você não entende muito do assunto, não tem problema: busque na internet opiniões, análises, avaliações e comparativos entre modelos. Alguns itens que merecem mais atenção são: consumo médio por quilômetro rodado, capacidade do porta-malas, o custo e a periodicidade necessária para as manutenções.
4. Faça um planejamento financeiro
Depois de escolher qual será o seu primeiro carro próprio, você já precisa ir preparando as suas finanças. Lembre-se que o custo de um veículo não é só o preço que você paga para adquiri-lo, mas também o quanto gasta para mantê-lo.
Então, quando estiver realizando seu planejamento financeiro, leve em conta alguns gastos básicos do automóvel, como:
- Combustível
- Manutenção;
- Seguro;
- IPVA;
- Licenciamento.
5. Decida o método de compra
Com certeza, a melhor maneira de comprar um carro é pagando tudo à vista, já que isso aumenta sua capacidade de negociação do valor e não tem juros. Mas a gente sabe que essa não é a realidade da maioria dos brasileiros. Por isso, muitos optam pelo financiamento bancário, na qual o comprador dá um sinal de entrada e financia o valor restante. Aqui, o grande problema são as taxas e juros, que podem acabar dobrando o valor final que você paga pelo automóvel.
Uma outra opção comum é o consórcio, em que você vai pagando as parcelas e só recebe o carro ao fim do período estipulado (ou se for sorteado antes). Os juros do consórcio são mais baixos, porém só é recomendado para quem não tem urgência em ter o veículo.
6. Conheça o Kovi Próprio
A melhor alternativa para quem sonha em comprar o primeiro carro é o Kovi Próprio! Você começa no aluguel e termina com o veículo no seu nome, sem ter que passar por aprovação de crédito. É muito fácil garantir seu Kovi Próprio:
- Faça o pagamento da caução: É tipo uma entrada e uma parte do dinheiro ainda volta pra você!
- Pague as semanalidades por até 30 meses com todos os benefícios inclusos: Você paga um valor semanal e pode rodar KMs ilimitados com todos os benefícios do aluguel, incluindo carro reserva!
- E pronto! O carro já é seu: Você já pode comprar o veículo a partir do 13º mês de contrato cumprido.
Quer saber mais sobre o Kovi Próprio? É só clicar aqui e aproveitar!