Mas você sabia que a postura para dirigir também é fundamental?
Na direção, a postura adequada garante o conforto do motorista e também a segurança do trânsito. Confira aqui qual é a postura correta para dirigir o seu carro e dicas para melhorar sua condução!
1. Apoie sua cabeça no banco
Regule a altura e o encosto do banco em uma posição que facilite a distribuição do peso do seu corpo, para que, assim, possa apoiar a cabeça corretamente.
Em seguida, sente-se de modo que sua cabeça fique apoiada na parte de cima do banco. Assim, é possível manter uma boa postura para dirigir e evitar lesões e dores, além de danos físicos em caso de acidentes, movimentações bruscas ou frenagens de emergência.
No caso de pessoas muito altas, vale a pena apostar em adaptações no carro ou considerar a possibilidade de trocar de veículo, por um modelo mais confortável e ergonômico.
2. Ajuste o cinto de segurança
A maioria dos veículos já conta com o ajuste de estatura para os cintos de segurança.
Entretanto, muitos motoristas ainda ignoram sua presença e a importância que este mecanismo tem para ajudar a manter uma boa postura para dirigir.
Por vezes, pessoas mais baixas acabam dirigindo com o cinto próximo ao pescoço, ao passo que pessoas mais altas ficam com o acessório em seu antebraço.
O ideal é que o cinto de segurança fique próximo ao corpo do motorista, mas sem ficar muito justo.
A faixa superior deve permanecer no meio do ombro da pessoa, para evitar estrangulamento em caso de colisões. Já a faixa inferior precisa estar justa no abdômen.
3. Ajuste o banco corretamente
Para assentos reclináveis, é essencial que se faça o ajuste entre 100° e 120°. Apoios que são muito retos acabam tensionando as costas e causam dores no longo prazo.
Por outro lado, bancos muito inclinados vão causar o deslizamento do cinto e, por isso, aumentam o risco de lesões durante uma colisão.
Para encontrar o equilíbrio, ao se sentar para dirigir, mantenha uma distância de três dedos entre o painel do carro e os joelhos.
Ao deixar as pernas livres será possível evitar o pressionamento das veias, o que garante uma boa postura para dirigir, favorece a circulação do sangue e ainda melhora a dirigibilidade.
4. Deixe seus pés no assoalho
A posição dos pés também impacta diretamente a postura para dirigir, sendo que o ideal é que eles sempre fiquem apoiados no assoalho do carro.
Para aqueles que têm baixa estatura, ficar com os pés longe do chão pode aumentar o risco de acidentes, por conta da redução de força na hora usar a embreagem, frear e acelerar o carro. Isso também prejudica a flexão dos joelhos.
Vale lembrar que a maioria dos carros tem ajuste de altura do banco, então não há necessidade de manter uma má postura para dirigir.
Caso o ajuste ainda não seja suficiente para suas necessidades, busque por uma empresa de adaptação veicular, para que seu veículo possa te atender.
5. Apoie os braços
Apoiar os braços da forma correta evita que eles fiquem soltos por muito tempo, reduzindo a fadiga.
Os braços precisam estar dobrados em um ângulo de 120° e alinhados com os cotovelos. Caso os mantenha esticados por muito tempo, o motorista pode acabar lesionando seu pescoço e ombros.
Lembre-se também de sempre apoiar os ombros no banco enquanto estiver com as mãos no volante.
6. Cuide bem da sua lombar
A lombar é a parte das costas que conecta o tórax, a cintura e as pernas, sendo ela a responsável pelos movimentos de locomoção do corpo, como se levantar, andar e se sentar.
Por isso, dar atenção extra a esta parte do corpo diminui problemas de compressão e circulação.
O ideal é que ela esteja totalmente apoiada no encosto do banco, lembrando que cada pessoa tem sua arqueadura natural, e é preciso que esta curvatura do corpo seja respeitada.
Uma dica para manter uma boa postura para dirigir é colocar uma almofada pequena na parte inferior da coluna para preencher o espaço e ter o apoio correto no assento.
7. Faça paradas e alongamentos
Algumas pessoas passam o dia todo dentro do carro, como é o caso dos motoristas de aplicativo. Essa rotina puxada acaba cobrando seu preço no corpo.
Quanto maior o período na direção, maior será a sensação de fadiga muscular e mental. Por isso, o ideal é fazer pausas periódicas durante ou após as viagens.
O recomendado é parar a cada duas ou três horas de viagem, ou a cada 100 km rodados.
Durante estas pausas, não deixe de fazer alongamentos simples para aliviar a pressão em suas costas, pescoço, braços e pernas.
Outro ponto importante na hora de cuidar da postura para dirigir é contar com um bom carro, já que veículos desgastados também costumam intensificar a sensação de desconforto ao dirigir.
Para trocar de veículo, conte com a Kovi e tenha acesso a carros pelo melhor preço do mercado!
Temos como compromisso tornar o trânsito mais seguro e trabalhamos com planos completos de assinatura (como o Kovi Anual) e com possibilidade de compra de carros (o Kovi Próprio).
Acesse nossa plataforma de vendas para conferir os modelos disponíveis!