Escolher um veículo para compra ou locação é um momento que exige calma, muita pesquisa e atenção para fazer um bom comparativo de carros.
Além de avaliar as características de cada modelo, é importante ter certeza sobre a finalidade de uso do veículo e suas principais necessidades do dia a dia.
Para te ajudar a entender o que considerar na hora de escolher o melhor carro, separamos 5 fatores fundamentais que devem fazer parte do seu processo de comparação e avaliação dos modelos de sua preferência. Confira!
1. Preço
O primeiro ponto a se avaliar na hora de realizar um comparativo de carros é o preço. Neste caso, o ideal é procurar um veículo pelo qual você realmente possa pagar sem comprometer seu orçamento mensal.
Saiba que é possível encontrar carros seminovos em excelentes condições e com preços mais acessíveis. Assim, você pode ter um veículo que ofereça aquilo que você precisa, sem, necessariamente, investir em modelos 0KM.
Portanto, organize suas finanças e avalie qual valor você tem condições de pagar por um veículo ao fazer o comparativo de carros. Estabeleça um teto para os gastos que não comprometa sua saúde financeira.
Além do valor do carro, também é importante que você coloque outros custos na balança ao realizar o comparativo, como:
- Se há necessidade de reparos, no caso de carros seminovos ou usados;
- Valor do IPVA;
- Preço do seguro;
- Tendência de depreciação do modelo;
- Custo da manutenção preventiva e corretiva;
- Nível de dificuldade da revenda.
2. Espaço interno
Em seguida, avalie o espaço interno. Você tem uma família grande ou pretende usar o veículo para transportar muitas pessoas? Nesse caso, um veículo mais espaçoso, como o carro sedan, deve entrar na sua lista de prioridades.
Agora, se você está à procura de um carro para uso próprio ou só viaja com outras pessoas de vez em quando, vale optar por um carro hatch ou subcompacto!
3. Itens de série
Outro ponto que pesa na hora de realizar o comparativo de carros é a equipagem interna, ou seja, os elementos extras que agregam tecnologia aos veículos.
Nesse contexto, vale a pena comparar carros que ofereçam alguns componentes que melhoram a experiência de direção do motorista, como ar-condicionado, sistema de navegação, direção hidráulica, central multimídia, sensor de estacionamento, airbags, entre outros.
Coloque na balança o que é uma prioridade para você, o que é dispensável e quais destes itens podem ser instalados posteriormente, ou não.
4. Consumo de combustível
Uma das questões mais importantes da nossa lista é saber qual o consumo médio de combustível do veículo.
Esse é um critério necessário no comparativo de carros. Afinal, o valor do combustível continua alto, e toda chance de economizar é sempre bem-vinda.
Nessa avaliação, saiba que fatores como torque do motor, potência e tipo de rodas podem influenciar bastante no custo final.
Por isso, faça questão de conferir os comparativos de eficiência energética dos veículos e as informações divulgadas pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro antes de tomar uma decisão.
5. Desempenho
O desempenho é um fator muito importante para quem preza pela potência veicular. Portanto, durante o comparativo de carros, é importante verificar qual o tipo de motor e a rapidez das respostas aos comandos que o veículo oferece.
Aqui, também é preciso levar em consideração a realidade do seu dia a dia ao usar o carro. Por exemplo, caso pegue estradas com frequência ou more em uma região com muitas ladeiras, vale a pena investir em um veículo mais potente.
Alugue ou compre um carro na Kovi
Alugue seu seminovo ou zero km* pelo menor preço do mercado ou, se preferir, compre o veículo sem aprovação de crédito!
Aproveite só o lado bom de ter um carro, enquanto cuidamos de toda a burocracia pra você! IPVA e documentação, carro reserva*, seguro, manutenção e muito mais incluso no valor do plano.
Clique aqui e conheça nossos modelos disponíveis!
*consulte a disponibilidade em nossa loja online
*serviço disponível apenas nos planos Kovi Anual e Kovi Próprio