Como ser Uber em 2025?

O ano começou com a renda apertada e muitas contas para pagar? Que tal buscar uma alternativa no mercado de mobilidade urbana?
Aqui, vamos explicar tudo sobre como ser Uber em 2025, um serviço simples e que pode colocar um bom dinheiro extra no seu bolso. Confira!
Como anda o mercado de transporte por aplicativos no Brasil?
O mercado de transporte por aplicativos está em franco crescimento no Brasil. A busca por serviços de mobilidade vem aumentando em todas as regiões do país, resultando, inclusive, na redução do uso do transporte coletivo.
De acordo com a pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana 2024, realizada pela Confederação Nacional de Transportes, os brasileiros têm demonstrado uma preferência maior pelas viagens feitas por meio de aplicativos como Uber e 99, e esse comportamento atinge todas as classes sociais.
Em municípios com população acima de 100 mil habitantes, 11,1% dos usuários afirmam que preferem se deslocar por carros de aplicativo. Isso demonstra a força deste mercado e seu potencial de expansão para os próximos anos.
Além de serem um meio de transporte mais confortável, rápido e conveniente, os serviços de aplicativo também se consolidaram como um importante mercado de trabalho autônomo no país.
Hoje, mais de 1,5 milhão de brasileiros trabalham por meio de plataformas digitais e aplicativos, tanto no transporte de passageiros quanto nos serviços de entregas.
A verdade é que ser Uber se tornou a escolha número um para muitas pessoas que precisam de recolocação profissional e renda. Isso acontece porque, para realizar o trabalho, basta ter uma CNH e um carro.
A profissão não exige qualificações. O motorista só precisa cumprir requisitos simples, como incluir a sigla EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH, ter mais de 18 anos e apresentar o atestado de antecedentes criminais.
Viu como é fácil começar a dirigir? A seguir, vamos apresentar todas as informações que você precisa saber para ser Uber em 2025. Continue a leitura!
Como ser Uber em 2025: requisitos, cadastro e tudo sobre
Muitas pessoas ainda se perguntam como funciona trabalhar de Uber para a maior empresa de mobilidade urbana do país.
Obviamente, a rotina de trabalho varia de acordo com a cidade, a categoria e as metas estabelecidas por cada motorista. Contudo, de forma geral, ser Uber é uma experiência válida que está aberta a toda a população.
Para ser Uber em 2025, é necessário atender a alguns requisitos básicos. O processo começa com a realização de um cadastro na plataforma.
Para isso, o motorista só precisa baixar o aplicativo Uber Driver, que está disponível para smartphones Android e iOS. É por meio desse app que os parceiros conseguem aceitar as viagens, acompanhar os ganhos, receber notificações da empresa e planejar a rotina de trabalho.
O cadastro na Uber é simples e intuitivo, mas, antes de fazer a inscrição, é importante que o motorista tome conhecimento dos requisitos para dirigir na Uber no Brasil. Basicamente, as exigências são:
- Ter pelo menos 18 anos;
- Possuir uma CNH com EAR (Exerce Atividade Remunerada);
- Estar com o CPF regularizado;
- Apresentar o atestado de antecedentes criminais;
- Ter uma CNH válida e definitiva (não é possível dirigir com a carteira provisória);
- Ter um carro que atenda às exigências da Uber.
Além desses requisitos, também vale a pena verificar as regras específicas que existem para algumas cidades. No próprio app da Uber, os motoristas encontram as regras locais.
Como se cadastrar como motorista na Uber?
O cadastro na Uber pode ser feito pelo site Uber Partners ou pelo aplicativo Uber Driver. Ao acessar a página inicial, as primeiras informações solicitadas são o e-mail ou telefone da pessoa interessada em dirigir pela plataforma.
Depois de acessar a área de cadastro, será necessário incluir todos os dados pessoais exigidos, enviar os documentos (CNH com EAR, CRLV do veículo e foto de perfil) e aguardar o tempo de verificação de antecedentes criminais, que pode demorar de um a dez dias úteis.
Nesta etapa, também é preciso ficar atento aos requisitos exigidos para os veículos, de acordo com as categorias da plataforma. Para Uber X, por exemplo, que é a categoria de entrada que aceita carros populares, é necessário que o veículo tenha quatro portas, ar-condicionado, cinco lugares e ano de fabricação a partir de 2008.
Após o cumprimento de todos os critérios e aprovação da Uber, o motorista já pode começar a dirigir!
Quais documentos são necessários para se cadastrar?
O que precisa para ser Uber? Quais documentos e comprovantes o motorista deve apresentar à empresa? Essas são perguntas bem comuns entre as pessoas que desejam se cadastrar na plataforma.
Como mencionado acima, o processo de cadastro é fácil e pouco burocrático, o que permite que mais pessoas tenham acesso a essa importante fonte de renda.
Em relação aos documentos, a Uber pede a CNH com EAR (Exerce Atividade Remunerada), o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), o comprovante de residência e uma foto de perfil.
Lembrando que o documento do carro pode estar ou não no nome do motorista. Caso ele esteja no nome de um terceiro, é preciso autorização.
Já o comprovante de residência pode ser uma conta de água, luz ou internet no nome da pessoa que está realizando o cadastro.
Por fim, a Uber solicita uma foto recente para identificar o motorista parceiro. Para tirar essa foto, a recomendação é estar em uma área bem iluminada.
Além disso, é necessário que a pessoa esteja sem nenhum tipo de acessório que possa prejudicar ou dificultar sua identificação, como óculos escuros, chapéu ou boné.
Vale destacar que, após o cadastro, a Uber realiza automaticamente a checagem de antecedentes criminais, para garantir a segurança dos passageiros.
Quem pode ser Uber? Conheça os requisitos
Se você já se perguntou “como faço para ser um Uber?”, saiba que o processo é mais simples do que você imagina.
Em 2025, os critérios básicos para trabalhar na plataforma não foram alterados. Sendo assim, para ser Uber, você vai precisar obedecer aos seguintes critérios:
Idade mínima: o candidato precisa ter, pelo menos, 18 anos para iniciar o cadastro.
CNH com EAR (Exerce Atividade Remunerada): a Carteira Nacional de Habilitação deve conter a observação "EAR". A inclusão dessa sigla na CNH é feita pelo Detran. Portanto, para obtê-la, basta fazer a solicitação no Detran do seu estado, pagar as taxas e realizar a avaliação psicológica obrigatória junto a um profissional credenciado pelo órgão.
Veículo dentro das exigências da Uber: o seu carro também precisa atender a alguns critérios, de acordo com a categoria escolhida. Por exemplo, para ser Uber Comfort, é necessário ter um veículo com ano de fabricação a partir de 2018. Já para Uber Black, a exigência é que o carro seja de alto padrão, com bancos de couro e nas cores preto, prata ou cinza, preferencialmente.
Outro ponto importante e indispensável é que a documentação do carro esteja em dia. Isso significa que o CRLV do veículo precisa estar atualizado.
Lembrando que, depois da etapa de cadastro, a Uber faz a análise de segurança e a verificação de antecedentes.
Pré-requisitos dos veículos
Como já destacamos, existem alguns pré-requisitos específicos sobre os veículos que são aceitos pela Uber. Essas exigências devem ser cumpridas para que o motorista seja aceito na Uber em 2025.
Aqui, vale dizer que algumas cidades brasileiras têm regras próprias sobre os veículos que podem rodar no transporte de passageiros por aplicativo. No entanto, de forma geral, as exigências são:
- O veículo deve ter 4 portas e 5 lugares;
- Com ar-condicionado funcional;
- Em boas condições mecânicas, elétricas e estéticas;
- Não pode ter placas vermelhas (táxis e veículos comerciais não são aceitos);
- O carro não pode ser adesivado ou modificado estruturalmente;
- O modelo não pode ter recalls pendentes ou problemas de segurança.
Ao falarmos especificamente das categorias de corridas da Uber, as exigências para os veículos se tornam mais rigorosas.
Tirando a UberX, que é a categoria mais econômica da plataforma, que aceita carros populares com até 10 anos de fabricação, como Ford Ka, Sandero e HB20, nas categorias superiores os veículos precisam ser mais luxuosos.
Na Uber Comfort, por exemplo, que exige carros mais confortáveis, é necessário que o veículo tenha sido fabricado a partir de 2018 e que o motorista seja avaliado com nota 4,80 estrelas. São aceitos modelos sedans médios e SUVs nesta categoria.
Agora, na Uber Black, que é caracterizada por um serviço premium de luxo, os carros precisam ter até 6 anos de fabricação e ser de cores específicas, como preto, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco. Outras exigências são bancos de couro e modelos sedans ou SUVs de luxo, como Toyota Corolla, Honda Civic, Audi, BMW, Mercedes, entre outros.
Uma categoria mais recente da Uber, chamada Uber Green, também está disponível. Mas, neste caso, o motorista precisa, obrigatoriamente, ter um carro elétrico e sustentável.
Lembrando, mais uma vez, que algumas cidades do Brasil, como Brasília e São Paulo, têm suas próprias regras para o perfil dos carros. Portanto, é importante que o motorista consulte as exigências de acordo com a região onde pretende atuar.
Até qual ano o carro pode rodar na Uber?
Para rodar na Uber em 2025, o ano mínimo de fabricação do veículo varia conforme a categoria e a regulamentação de cada cidade.
Como regra geral, vale dizer que veículos com mais de 10 anos de fabricação não podem rodar pela plataforma.
No entanto, em cidades como São Paulo, Curitiba e Brasília, os motoristas encontram regras adicionais. Veja:
- São Paulo: o limite de idade do carro é de 10 anos;
- Brasília: o carro deve ter, no máximo, 10 anos de fabricação;
- Curitiba: o veículo deve ser do ano-modelo 2008 ou mais novo.
Uma informação relevante: a configuração do limite de idade do carro leva em consideração o ano de fabricação, e não o ano-modelo.
Quais carros são aceitos na Uber?
Os carros aceitos pela Uber em 2025 variam de acordo com a categoria e as exigências de cada cidade.
Na UberX, categoria mais popular, são aceitos os seguintes veículos:
- Chevrolet Onix Plus;
- Fiat Argo;
- Hyundai HB20S;
- Renault Logan;
- Nissan Versa;
- Peugeot 208;
- Entre outros.
Na Uber Comfort, que exige carros mais espaçosos e confortáveis, os modelos são:
- Fiat Cronos
- Polo Track
- Toyota Corolla;
- Jeep Renegade;
- Nissan Kicks;
- Honda HR-V;
- Peugeot 2008;
- Entre outros.
Já na categoria Uber Black, que demanda carros de luxo, os veículos aceitos são:
- Mercedes-Benz Classe C;
- Audi A4;
- Toyota SW4;
- Jeep Grand Cherokee;
- Entre outros.
Quais carros não são aceitos?
Em 2025, a Uber atualizou sua lista de carros não aceitos para as categorias Comfort e Black, enquanto a categoria UberX não sofreu alterações imediatas.
Na Uber Comfort, os modelos Hyundai HB20 (hatch) e Renault Sandero não serão mais aceitos, independentemente do ano de fabricação.
Já modelos como Chevrolet Cobalt, Chevrolet Prisma, Renault Logan, Toyota Etios Sedan e Volkswagen Voyage poderão continuar na categoria, mas precisam seguir as regras de idade do veículo estabelecidas por cada cidade.
Na categoria Uber Black, alguns modelos também foram removidos da lista de aceitação, independentemente do ano de fabricação. Entre eles estão Audi RS7, Caoa Chery Tiggo 3x, Honda CR-V, Peugeot 2008, entre outros.
.
Essas mudanças fazem parte do processo de atualização da Uber para manter os padrões de qualidade e conforto do serviço.
Diferenças entre categorias Uber X, Uber Comfort e Uber Black
A Uber possui diferentes categorias, a fim de atender a todos os perfis de passageiros e necessidades. As principais categorias são UberX, Uber Comfort, Uber Black e Uber Green.
As diferenças mais significativas entre as categorias dizem respeito ao veículo. Na Uber X, são aceitos carros populares, enquanto na Uber Comfort e Uber Black o motorista precisa de um veículo de alto padrão.
Por fim, na Uber Green, apenas são aceitos veículos elétricos e sustentáveis.
Para conhecer todas as exigências e requisitos para se enquadrar em cada categoria, os motoristas podem consultar a página oficial de informações da Uber, disponível neste link.
Vale a pena ser motorista de Uber?
Até aqui, provavelmente, você já entendeu como virar um Uber. Agora, vamos explicar se realmente vale a pena entrar para o mercado de transporte urbano de passageiros e como você pode tirar o máximo proveito dessa experiência.
Em primeiro lugar, é importante dizer que ser motorista de Uber vale a pena, mas é uma profissão que apresenta desafios. Portanto, é necessário ponderar todos os pontos para entender se a atividade é para você, ou não.
Entre as vantagens da profissão, podemos citar a oportunidade de ganhos imediatos, as baixas exigências de qualificação e requisitos, a flexibilidade para trabalhar nos seus horários e a independência profissional.
Ser Uber oferece a chance de começar a ganhar dinheiro rapidamente e receber pagamentos semanais. No entanto, o motorista deve considerar que existem custos operacionais elevados, como os gastos com combustível, manutenção do carro, seguro e taxas da Uber.
Isso significa que o valor bruto que você recebe não corresponde ao seu lucro real. É preciso descontar todos os gastos fixos para saber quanto você realmente está lucrando com a profissão.
Além disso, em grandes cidades e capitais, como São Paulo, a jornada de trabalho é cansativa e longa. Algumas estimativas mostram que os motoristas precisam trabalhar cerca de 60 horas por semana para lucrar R$ 3.000.
Há ainda fatores como os riscos de assaltos, o trânsito caótico e a ausência de direitos trabalhistas como férias, 13º salário ou seguro-desemprego.
Sendo assim, é importante que você reflita se a atividade é adequada para a sua realidade. De forma geral, se você precisa de um rendimento imediato e tem um carro econômico, trabalhar como Uber é uma boa opção, mesmo que seja temporária.
Quanto ganha um motorista de Uber?
Trabalhar de Uber compensa financeiramente? A resposta para essa pergunta é: depende da sua dedicação e disciplina.
A lógica é bem simples: quanto maior o número de corridas e mais horas trabalhadas, melhor será o ganho financeiro do motorista.
Algumas pesquisas já mostraram que o rendimento médio do motorista de aplicativo fica entre R$ 2.400,00 e R$ 3.000,00, já descontando os gastos recorrentes com IPVA, gasolina, alimentação fora de casa e limpeza do veículo.
No entanto, há relatos de motoristas que conseguem faturar entre R$ 8.000,00 e R$ 11.000,00 por mês, trabalhando mais de 80 horas semanais.
Vale a pena alugar um carro para ser motorista de Uber?
Alugar um carro para trabalhar como motorista da Uber pode ser uma opção viável, mas depende de alguns fatores. Entre as vantagens, é possível destacar menos preocupações com a manutenção do veículo, documentação, IPVA, licenciamento e seguro, custos que ficam por conta da locadora.
Além disso, a locação dá acesso a veículos mais novos e de categorias melhores. A maior parte das frotas é composta por carros seminovos ou zero km, permitindo que o motorista atenda categorias como Uber Comfort e Uber Black, que pagam mais.
Adicionalmente, a locação de veículo é um serviço flexível, que pode ser feito de forma mensal ou anual, o que permite que o motorista teste o trabalho na Uber antes de investir na compra de um carro próprio.
Como funciona o aluguel de carros para aplicativos?
Na Kovi, o aluguel de carros para motoristas de aplicativos funciona de forma prática e acessível. Não existem burocracias e impedimentos como aprovação de crédito ou entrada alta.
O processo de locação pode ser feito online e o motorista paga o preço mais justo do mercado, de acordo com os KMs que rodar. Os planos já têm tudo incluso: manutenção, proteção, documentação, carro reserva e muito mais.
No Kovi Anual, o motorista fica 12 meses com o carro escolhido e tem a oportunidade de escolher a categoria ou modelo do veículo.
No momento da assinatura, o cliente faz o pagamento da caução e da primeira semanalidade. Em seguida, basta agendar a retirada do carro.
O plano de assinatura pode ser pago no cartão de crédito, no boleto bancário ou no PIX.
Dicas para motoristas de Uber
Agora que você já sabe como trabalhar de Uber, está na hora de conferir algumas dicas capazes de otimizar a sua rotina e maximizar seus ganhos.
Uma das regras de ouro para trabalhar como motorista de aplicativo é ter disciplina. Lembre-se de que você é seu próprio chefe e, por isso, o único responsável pelo cumprimento da sua jornada de trabalho.
Defina uma carga horária fixa durante a semana e aos finais de semana, principalmente nos horários de pico, com maior demanda de passageiros.
Para aumentar seus ganhos, reduza seus custos operacionais com um carro alugado, tente manter uma boa avaliação na plataforma, aproveite eventos sazonais, como shows e jogos de futebol; e controle seu faturamento.
Para otimizar os resultados financeiros, também vale a pena trabalhar com um carro econômico, que tenha boa eficiência de combustível.
Por fim, não se esqueça de descansar. Ser Uber exige atenção, direção defensiva e cordialidade com os passageiros, e você só será capaz de garantir tudo isso se estiver bem descansado.
Conte com a Kovi nesta jornada. Entre em contato e saiba como fazer a sua assinatura para rodar com um veículo novo e em excelentes condições mecânicas!
