Como se tornar motorista de aplicativo?
Quer saber como se tornar um motorista de aplicativo? Então, está no lugar certo. Preparamos o guia mais completo da internet sobre essa profissão tão importante para a mobilidade nas cidades brasileiras.
Desde que os serviços de corridas por aplicativo se popularizaram em nosso país, é crescente o número de pessoas que buscam uma oportunidade de geração de renda trabalhando pelas plataformas.
De acordo com uma pesquisa recente feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 2,1 milhões de brasileiros obtêm sua renda principal por meio dos aplicativos, sendo 1,5 milhão atuando em serviços de transporte de passageiros.
O perfil do motorista de app no Brasil é formado principalmente por homens, com ensino superior ou médio e idade entre 25 e 39 anos. No entanto, existe também um amplo público de mulheres e idosos que utilizam as plataformas de mobilidade para gerar renda.
Na verdade, hoje o mercado está bastante diversificado e abrangente, especialmente por causa dos aplicativos que segmentam o atendimento, como é o caso do app Lady Driver, primeira plataforma de transporte que conecta apenas passageiras e motoristas mulheres.
Dessa forma, há espaço para todos que desejam ter a flexibilidade e a autonomia de trabalhar nos apps de mobilidade no Brasil.
Quer saber mais sobre como dar o primeiro passo? Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber!
O que faz um motorista de aplicativo?
O motorista de aplicativo se tornou, sem dúvida, um dos profissionais mais presentes na rotina dos cidadãos.
Seja para ir ao trabalho, passear ou simplesmente encurtar o tempo de um deslocamento, chamar um motorista de app é uma das formas mais confortáveis, dinâmicas e interessantes de rodar pelas cidades.
A profissão começou a se popularizar no Brasil por volta de 2014, com a chegada da Uber no país durante a Copa do Mundo.
Mas a história dos aplicativos de mobilidade é bem mais longa do que isso. A Uber, por exemplo, foi criada nos Estados Unidos em 2009. Já a 99, que é uma empresa brasileira, nasceu em São Paulo em 2012.
Em ambas as plataformas, o trabalho do motorista de aplicativo é realizar o transporte de passageiros. Para isso, ele pode usar seu carro pessoal ou um veículo alugado.
Por meio de um cadastro nas plataformas digitais, o motorista consegue aceitar as solicitações de corrida e gerar renda.
O objetivo do motorista é transportar os passageiros com segurança e realizar um atendimento que proporcione uma experiência satisfatória.
Além de dirigir, o motorista é responsável por manter o veículo em boas condições e cumprir as normas estabelecidas pelas plataformas.
O que preciso ter para ser motorista de aplicativo?
Para trabalhar como motorista de aplicativo, é necessário ter:
- Um carro que atenda às exigências das plataformas (falaremos mais detalhes a seguir).
- Uma CNH com a observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR). Essa CNH deve ser válida e definitiva. Ou seja, motoristas iniciantes que ainda estão com a carteira provisória não podem trabalhar nos apps. Em relação à exigência da sigla EAR (Exerce Atividade Remunerada), o motorista deve procurar o Detran, realizar exames psicológicos e solicitar a emissão de uma nova CNH com essa observação.
- Um smartphone com acesso à internet. Afinal, os motoristas precisam dessa ferramenta para gerenciar as corridas e a conta no aplicativo.
- Além disso, o motorista parceiro precisa fornecer um comprovante de residência e certidões negativas de registros criminais. Isso pode ser obtido no site da Polícia Federal, no Poupatempo ou no site dos tribunais de Justiça dos estados. O documento é gratuito e, para acessá-lo, basta fornecer informações pessoais básicas, como nome, RG, CPF, nome do pai e da mãe. Após a emissão, a validade da certidão é de 90 dias.
Quais as exigências para ser motorista de aplicativo?
Cada plataforma tem suas próprias exigências para motoristas de aplicativo. Contudo, de forma geral, além de possuir a CNH com EAR, é necessário ter um carro com ar condicionado e 4 portas.
Outra exigência comum para 99 e Uber é passar por uma verificação de antecedentes, que avalia o histórico do motorista. Isso é feito por uma questão de segurança, pensando na integridade e bem-estar dos passageiros.
Requisitos gerais nos aplicativos
Para se tornar motorista de aplicativo, o primeiro passo é fazer o download do app de sua preferência e realizar o cadastro.
Cada aplicativo possui critérios próprios para a aprovação de motoristas, mas a entrada de novos profissionais costuma ser tranquila.
Em geral, as empresas de mobilidade avaliam o cadastro e documentação do futuro motorista parceiro e informam o resultado em um prazo médio de 5 dias úteis. Confira abaixo os principais requisitos da Uber e da 99!
Requisitos do motorista na Uber
Os motoristas que desejam trabalhar na plataforma da Uber devem cumprir os seguintes requisitos:
- Ter uma CNH com EAR válida (Exerce Atividade Remunerada);
- Ter no mínimo 21 anos;
- Ser aprovado na checagem de antecedentes criminais;
- Apresentar o documento do veículo em dia e nomeado ao motorista (não pode ser de terceiros);
- Apresentar fotografias visíveis de documentos originais.
A Uber não aceita permissão para dirigir e nem capturas de tela dos documentos. O motorista pode escanear a CNH ou utilizar a CNH Digital no cadastro.
As categorias de habilitação aceitas na plataforma são: AB, AC, AD, AE, B, C, D e E.
Requisitos do motorista na 99
Para dirigir pela 99, os requisitos são semelhantes. Veja o que você precisa apresentar para a empresa:
- CNH com EAR definitiva;
- Idade mínima de 18 anos (pode variar por cidade);
- Verificação de antecedentes criminais;
- Veículo em boas condições e com menos de 10 anos de uso;
- Possuir smartphone iOS ou Android.
Para os motoristas da 99 que trabalham em Brasília há um requisito especial. É preciso cadastrar o veículo na SEMOB-DF (Secretaria de Mobilidade Urbana do Distrito Federal). Após o cadastro, o motorista agenda uma vistoria e recebe um dístico identificador para rodar.
Aqui, também vale colocar algumas dicas importantes: tenha um power bank para carregar a bateria do celular durante o dia de trabalho, mantenha o IPVA e o licenciamento do veículo em dia e faça um seguro para o seu carro.
Requisitos do veículo para cada app
Cada plataforma impõe condições específicas para os veículos que serão utilizados para trabalhar como motorista. Essas exigências podem mudar de acordo com a cidade onde o profissional vai atuar.
Os requisitos básicos obrigatórios são que o carro tenha quatro portas, ar condicionado e boas condições para atender aos padrões de segurança.
No entanto, em algumas localidades, o ano de fabricação do veículo pode mudar. Por exemplo, em São Paulo e Brasília são aceitos apenas carros fabricados a partir de 2011, enquanto em Salvador, na Bahia, os motoristas de app podem usar veículos fabricados a partir de 2007.
Agora que você conhece os requisitos básicos, que tal entender como escolher a melhor plataforma para começar? Continue lendo para conferir nossas dicas!
Exigências por categorias dos apps
Além das exigências gerais, os aplicativos de mobilidade também têm requisitos para cada categoria de viagem oferecida nas plataformas.
Por exemplo, na Uber, existem critérios e características que devem ser cumpridos pelos parceiros para que seja possível dirigir como UberX, UberXL, Uber Comfort, Uber Black, Uber Black SUV e Uber WAV.
Já na 99, as categorias são 99Pop, 99Plus, 99electric-Pro, 99Negocia e 99Táxi.
Cada categoria tem exigências próprias de idade do veículo, características e opções adicionais. Veja os detalhes logo abaixo:
UberX – Essa é a categoria mais básica da Uber e a que tem melhor custo-benefício. Nela, o motorista pode levar até 4 pessoas e são aceitos carros populares, de acordo com o ano de fabricação exigido em cada cidade.
UberXL – A categoria UberXL é a que oferece viagens mais econômicas para grupos de até 6 pessoas. Nela, o motorista precisa ter um SUV ou van confortável.
Uber Comfort – O Comfort tem veículos mais novos, com, no máximo, 6 anos de fabricação. O carro deve ter um espaço interno maior e mais confortável. Para participar dessa categoria, o motorista precisa de uma avaliação mínima de 4,85.
Uber Black – Essa categoria oferece viagens premium, em carros de luxo. Outras exigências são: o veículo deve ter no máximo 6 anos de fabricação e ser de cor chumbo, prata, cinza, marrom, branca ou azul-marinho.
Uber Black SUV – Essa categoria exige carros que acomodam até 6 pessoas, como SUVS de luxo.
Uber WAV – A Uber WAV foi pensada para atender idosos e pessoas com deficiência. O veículo precisa estar adaptado para receber os clientes.
99Pop – Essa categoria é a mais básica da 99. Ela exige que os veículos tenham 4 portas, ar condicionado e ano de fabricação de acordo com a cidade onde o motorista vai trabalhar.
99Plus – A 99Plus é uma categoria superior, com motoristas reconhecidos por terem os melhores carros e prestarem um bom atendimento. O veículo deve ter um espaço interno maior e ser de marcas e modelos qualificáveis. Ainda é necessário que o carro tenha ar condicionado, 4 portas e vidros elétricos.
99electric-Pro – Essa é uma categoria premium, que exige carros elétricos, como Audi A3 Híbrido, BYD Dolphin e BYD King.
99Negocia – Nesta categoria, o motorista pode negociar o preço da corrida diretamente com o passageiro. Os carros são os mesmos aceitos nas demais categorias.
99Táxi – Por fim, o 99Táxi exige carros com quatro portas, que possuam cadastro como táxi no Denatran (placa vermelha) e licença de alvará emitida pelo órgão responsável.
Quais carros mais indicados para motoristas de aplicativos?
Para cada categoria, há carros que são mais recomendados devido ao conforto, economia de combustível e facilidade de manutenção.
Entre os carros populares para motoristas de app, estão: o Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Renault Kwid, especialmente para categorias como UberX e 99 Pop.
Carros não aceitos na Uber e 99
Existem restrições de veículos em ambas as plataformas. Modelos de duas portas, veículos de carga ou com modificações significativas, como carros de leilão e rebaixados, não são aceitos pelos aplicativos.
Regras gerais de conduta nos aplicativos de corridas
Os aplicativos de mobilidade fazem um trabalho educativo com os motoristas parceiros, divulgando informações para que a segurança e a satisfação dos passageiros sejam garantidas.
Algumas regras gerais de boa conduta incluem:
- Respeitar os limites de velocidade;
- Evitar cancelamentos frequentes de corrida;
- Ser cordial e respeitoso;
- Evitar assuntos polêmicos e contraditórios;
- Sempre avaliar os passageiros;
- Prestar um bom atendimento, a fim de manter uma avaliação positiva;
- Priorizar a segurança;
- Sempre confirmar a identidade do passageiro antes da corrida;
- Exigir o uso do cinto de segurança;
- Não fazer perguntas pessoais;
- Não compartilhar imagens com o passageiro;
- Praticar a gentileza;
- Dirigir com responsabilidade, cumprindo o Código de Trânsito Brasileiro.
Já sabe quais documentos são obrigatórios? Não se preocupe, explicamos tudo no próximo tópico. Continue lendo!
Como se cadastrar como motorista nos aplicativos?
Para quem deseja iniciar como motorista de aplicativo, o primeiro passo é se cadastrar na plataforma escolhida. Esse processo envolve alguns requisitos básicos, desde a análise de documentos até a vistoria do veículo.
Cada empresa possui um procedimento próprio, com pequenas variações, mas geralmente o cadastro é feito de forma online e prática.
A seguir, explicamos como fazer o cadastro como motorista de aplicativo em cada uma das principais plataformas, com dicas para garantir uma aprovação rápida e começar a trabalhar o quanto antes.
Passo a passo para se cadastrar na Uber
Depois de fazer o download do aplicativo da Uber na Play Store ou Apple Store, basta fazer um cadastro simples.
O sistema é bastante intuitivo e fácil de usar. Veja o passo a passo para se cadastrar como motorista na Uber:
- Baixe o aplicativo Uber Driver e crie uma conta;
- Preencha suas informações pessoais;
- Envie os documentos solicitados: CNH com EAR, documentos do veículo e comprovante de residência;
- Complete a verificação de antecedentes.
- Após a aprovação, o cadastro estará ativo para iniciar as corridas.
Passo a passo para se cadastrar na 99
O procedimento para se cadastrar como motorista de aplicativo na 99 é semelhante. Confira:
- Instale o aplicativo 99 para Motoristas e faça o cadastro;
- Envie a documentação necessária: CNH com EAR, documentos do veículo e comprovante de residência;
- Passe pela verificação de antecedentes.
- Após a liberação, você poderá começar a dirigir.
Por que se tornar motorista de aplicativo?
Existem muitas razões pelas quais as pessoas procuram os aplicativos de mobilidade para trabalhar.
Além da flexibilidade de horário, os motoristas de aplicativo têm a oportunidade de ganhar uma renda extra ou até fazer dessa atividade sua principal fonte de sustento.
Na prática, isso significa ter a chance de gerenciar a sua própria rotina de trabalho, otimizar os ganhos mensais e ter mais liberdade durante a semana.
Adicionalmente, ser motorista de aplicativo permite que você interaja socialmente com pessoas diferentes todos os dias e trabalhe de forma dinâmica. Você escolhe quantas horas trabalhar e consegue adaptar melhor sua rotina pessoal, seu tempo com a família e outras atividades.
Mas é claro que exigem desafios na profissão, assim como acontece em qualquer outro trabalho.
Ser motorista de aplicativo significa ser autônomo, ou seja, você não tem direitos trabalhistas e não ganha quando fica impossibilitado de dirigir.
Por isso é importante fazer um bom planejamento financeiro e ter uma reserva de emergência, para cobrir as despesas quando você não puder trabalhar.
Agora que você está quase pronto para começar, vamos falar sobre os benefícios. Continue lendo para saber mais!
Benefícios de trabalhar como motorista de app
Entre os principais benefícios de trabalhar como motorista de app, estão:
- A possibilidade de definir os próprios horários;
- A liberdade de trabalhar em diferentes locais;
- As promoções e bonificações que os aplicativos oferecem aos motoristas;
- A alta demanda de passageiros em horários de pico;
- Autonomia para conciliar as corridas com outras atividades e compromissos;
- A liberdade geográfica;
- Conhecer novas pessoas e lugares todos os dias.
Qual a nova lei para motorista de aplicativo?
Atualmente, estão em discussão propostas para regulamentar a atividade dos motoristas de aplicativos, visando garantir mais segurança e condições de trabalho justas para os profissionais.
A ideia de regulamentar a atividade visa estabelecer direitos e deveres para os motoristas, e também para as plataformas.
Hoje, existe uma divisão de opiniões quando se avalia se os motoristas de aplicativo são empreendedores ou trabalhadores. Por isso estão sendo debatidos projetos que possam formalizar a categoria.
Qual é a proposta do governo para os motoristas de aplicativo?
Em março de 2024, o governo federal enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que propõe um conjunto de medidas para formalizar a categoria dos motoristas de aplicativo.
A medida inclui, entre outras coisas, contribuições previdenciárias, o direito ao seguro-desemprego e a criação de regras mais claras para a proteção dos motoristas, como a limitação de horas trabalhadas.
A proposta dividiu opiniões. Para os críticos, o projeto tira a autonomia dos motoristas, e para os favoráveis, ele traz segurança jurídica e direitos.
Alguns pontos do projeto são:
- Jornada de trabalho de até 12 horas por plataforma;
- Auxílio maternidade para motoristas mulheres;
- Valor mínimo de R$ 32,10 por hora trabalhada;
- Remuneração mínima para o motorista.
Quanto o motorista ganha dirigindo?
Os ganhos dos motoristas variam bastante. A remuneração depende do número de horas trabalhadas, da categoria do serviço e das promoções e bonificações que os aplicativos oferecem.
Na Uber, por exemplo, os ganhos podem variar de acordo com a cidade e a categoria, mas, em média, motoristas do UberX ganham entre R$ 20 e R$ 30 por hora.
Na 99, o valor é similar, com a possibilidade de ganhos extras durante horários de pico.
Saiba como ganhar mais sendo motorista de aplicativo clicando aqui.
Qual o salário de um motorista de aplicativo?
Embora não exista um salário fixo, é possível estimar uma média mensal, dependendo da dedicação e horas trabalhadas.
Estima-se que, para um motorista que trabalhe cerca de 8 horas por dia, o salário mensal fique entre R$ 2.000 e R$ 5.000, de acordo com a idade, o perfil e os horários das corridas.
Vale ressaltar que essa é uma média estimada, já que as condições de trabalho e o empenho do motorista influenciam bastante os resultados financeiros.
Além disso, um levantamento feito em 10 capitais brasileiras em 2024 apontou para uma diferença significativa de faturamento entre motoristas que dirigem em diferentes regiões do Brasil.
Em São Paulo, por exemplo, um motorista pode ter um faturamento mensal de aproximadamente R$ 6.500, mas o salário líquido, excluindo as despesas com combustível, manutenção e IPVA, fica em R$ 2.500.
Já no Rio de Janeiro, o faturamento chega a R$ 6.000 e o lucro líquido fica em cerca de R$ 2.413,31.
Quanto ganha um motorista trabalhando 8 horas por dia?
Como dissemos acima, o ganho do motorista de aplicativo é variável.
No entanto, uma pesquisa do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) estimou que a renda líquida mensal de um motorista da 99 ou da Uber, que trabalhe uma jornada de 40 horas semanais, é de R$ 2.925.
Em geral, motoristas da 99 e da Uber ganham aproximadamente de R$ 150 a R$ 200 por dia, trabalhando 8 horas.
Qual compensa mais, Uber ou 99?
Ambas as plataformas oferecem vantagens e desvantagens. Muitos motoristas preferem diversificar e trabalhar nas duas para maximizar o número de corridas e aproveitar as promoções e bonificações de cada uma.
O ideal é experimentar as duas plataformas e sentir qual delas oferece o melhor retorno financeiro na sua região, já que isso depende diretamente da demanda de passageiros de cada plataforma em sua cidade.
Dicas para faturar mais como motorista Uber e 99
Para aumentar seus ganhos, crie algumas estratégias e tente reduzir custos operacionais. Entre as principais dicas para motoristas de aplicativo que querem ganhar mais, estão:
- Procure trabalhar em horários de pico, quando a demanda é maior;
- Mantenha uma boa avaliação nas plataformas;
- Evite cancelamentos desnecessários;
- Trabalhe aos finais de semana e durante a madrugada, quando possível;
- Aproveite eventos sazonais, como feiras, congressos e shows;
- Tenha controle sobre seus ganhos e gastos;
- Conheça os custos da operação;
- Faça a manutenção preventiva do veículo;
- Trabalhe com um carro econômico.
Lembre-se ainda que o melhor horário para trabalhar na 99 e Uber é no início da manhã e final da tarde, durante a semana. Esses períodos têm mais corridas e oferecem a chance de ganhar mais por viagem.
Faça um aluguel de carro anual!
Trabalhar como motorista de aplicativo é vantajoso para quem busca flexibilidade e quer complementar a renda. Com um planejamento adequado e um carro econômico, é possível ganhar um bom dinheiro.
Uma maneira de otimizar o faturamento e reduzir os custos fixos com a operação é fazer o aluguel de carro anual.
Nesta modalidade, você tem carros seminovos e 0KM à disposição para escolher e ainda conta com manutenção inclusa, IPVA, documentação, seguro e assistência 24 horas.
Agora que você já sabe como ser motorista Uber e 99, alugue seu carro com a Kovi e trabalhe com tranquilidade e muitos benefícios!
Leia também: Os benefícios de alugar um carro a longo prazo