Blog Kovi

Como organizar as finanças sendo motorista de app?

Escrito por Lucas Almeida | 21/08/2024 14:42:35

Ser motorista de app é ter a liberdade e a autonomia de fazer seus próprios horários e controlar seus ganhos conforme sua produtividade. 

Contudo, a profissão também traz desafios, como a gestão e o controle de gastos com o carro, os riscos inerentes à condução de um veículo e muito mais. 

Para grande parte dos motoristas de aplicativo, uma dificuldade frequente é organizar as finanças. 

Otimizar os lucros, fazer um controle preciso das horas trabalhadas, estabelecer metas financeiras e conhecer as distâncias percorridas e os custos semanais ou mensais com o carro são habilidades importantes para esses profissionais. 

Se você é motorista de app ou deseja entrar para esse mercado, confira as nossas dicas de organização financeira para faturar mais e gastar menos!

Dicas de organização financeira para motoristas de app   

Na rotina do motorista de aplicativo, o gasto mais pesado é, com certeza, com o carro. Manutenção, troca de peças, seguro, impostos e combustível são custos que consomem parte considerável do faturamento. 

Portanto, a primeira dica para o motorista de app que deseja economizar e otimizar seus ganhos é fazer o aluguel de carro

Na locação, o motorista não precisa se preocupar com nada, pois todos os custos com IPVA, emplacamento, documentação, seguro contra roubo e furto e manutenções periódicas já estão inclusos nos planos. 

Além disso, o motorista de aplicativo que opta por assinar um veículo da Kovi ainda tem o benefício de contar com carro reserva à disposição, sempre que um imprevisto acontecer com o automóvel alugado

A segurança de dirigir um carro por assinatura também é muito maior. Os veículos da Kovi são monitorados e os motoristas têm assistência 24 horas, o que garante que eles trabalhem com mais tranquilidade. 

Veja abaixo outras dicas importantes para a organização financeira do motorista de app!

1. Aprenda a gerenciar suas finanças 

Se você é motorista de aplicativo, precisa aprender a gerenciar suas finanças. Como as jornadas de trabalho são variáveis e a renda flutuante, é fundamental criar um plano financeiro, com o controle das entradas e saídas de dinheiro, a fim de conquistar estabilidade e segurança financeira.

2. Registre todas as receitas e despesas

Manter um registro detalhado de todas as suas receitas e despesas é o primeiro passo para uma boa gestão financeira. 

Utilize aplicativos de controle financeiro ou planilhas para acompanhar seus ganhos diários e as despesas relacionadas ao seu trabalho como motorista de aplicativo.

3. Tenha metas financeiras claras

Defina metas financeiras realistas e mensuráveis. Saiba quanto você precisa lucrar por mês e quantas horas terá que trabalhar para atingir esse objetivo.

Além disso, calcule quanto você precisa ganhar para pagar as dívidas existentes e para criar um fundo de emergência. Ter objetivos claros ajudará a manter o foco e a motivação para economizar e ganhar mais como motorista. 

4. Otimize suas rotas e horários de trabalho

É possível alavancar seus ganhos otimizando sua rota e horários de trabalho. 

Identifique os horários e locais onde há maior demanda por corridas e planeje sua jornada para atender essas regiões e passageiros. Evite desperdiçar tempo e combustível em áreas com pouca atividade.

Conheça o Kovi Próprio!

O Kovi Próprio é o plano de assinatura da Kovi que oferece ao motorista a possibilidade de comprar o carro. A modalidade é ideal para quem trabalha para aplicativos de mobilidade e pretende economizar. 

No Kovi Próprio, é possível fazer o planejamento financeiro para comprar o carro a partir do 13º mês do contrato de assinatura. Isso dá ao motorista tempo para organizar sua vida financeira, enquanto dirige um veículo alugado repleto de benefícios, como KMs ilimitados, manutenções contratadas e seguro. 

Visite a nossa loja online, conheça todas as condições do plano e contrate o seu carro por assinatura com facilidade e zero burocracia.