Se você é motorista de aplicativo, com certeza já pensou em formas de maximizar seus ganhos e reduzir despesas com o carro, não é mesmo?
Assim como em qualquer outra área de atuação do profissional autônomo, para trabalhar no mercado de transporte de passageiros e mobilidade é preciso ter inteligência financeira e estratégia para lucrar mais.
Seja dirigindo para a Uber, 99 ou outra plataforma, a primeira dica fundamental para qualquer motorista de aplicativo é: conheça a política de remuneração da empresa. Você precisa saber exatamente quanto pode ganhar por corrida e quanto pagará para a plataforma.
Em seguida, estabeleça um plano. Saiba quanto você deseja ganhar por mês, quais são as regiões com maior demanda de passageiros na sua cidade e os melhores horários para trabalhar.
Com uma estratégia consistente, você será capaz de ganhar mais como motorista de aplicativo e conquistar uma renda mensal mais estável. Confira as nossas dicas!
É possível viver tendo como única fonte de renda as plataformas de mobilidade urbana.
No entanto, trabalhar exclusivamente como motorista de aplicativo exige planejamento e um conhecimento profundo sobre o perfil dos passageiros e as regiões da cidade.
Veja 8 dicas para colocar em prática e aumentar seus ganhos!
Os horários de pico, como as manhãs e finais de tarde em dias úteis, além das noites de sexta-feira e sábado, são momentos de alta demanda de passageiros.
Nestes períodos, as tarifas dinâmicas entram em ação, aumentando o valor das corridas.
Portanto, ao planejar seus horários de trabalho, tenha em mente que esses períodos do dia podem ajudá-lo a maximizar seus ganhos.
Ficar em áreas movimentadas e próximas a pontos estratégicos, como centros comerciais, áreas turísticas, aeroportos e terminais de transporte público, pode aumentar bastante a quantidade de corridas que você recebe.
Normalmente, essas regiões apresentam maior fluxo de passageiros, especialmente em horários de pico.
Para aumentar seus ganhos, é importante manter um fluxo constante de viagens. Isso significa evitar períodos longos de espera entre uma corrida e outra.
Utilize a função de destino dos aplicativos para se dirigir a áreas com maior demanda e, assim, reduzir o seu tempo ocioso.
Diversificar as plataformas para as quais você trabalha pode aumentar suas oportunidades de corrida. Estar em mais de um aplicativo permite que você tenha acesso a uma base maior de passageiros, reduzindo o tempo de espera entre corridas e aproveitando ao máximo os períodos de alta demanda.
Controlar seus custos é tão importante quanto aumentar seus ganhos. Por isso, fique atento à manutenção do veículo. Um carro bem conservado reduz o risco de reparos caros e inesperados.
Além disso, dirija com atenção e respeite as leis de trânsito para evitar multas e penalidades que geram custos extras e pontos na carteira.
A experiência do passageiro pode influenciar diretamente na sua remuneração. Oferecer um bom atendimento, como manter o carro limpo, ser educado e oferecer mimos como água e balas, resulta em avaliações melhores e, consequentemente, em mais corridas e até gorjetas.
Economia de combustível é palavra-chave na otimização dos ganhos como motorista de aplicativo. Saiba qual é o consumo médio do seu carro e, se for possível e necessário, troque de veículo e busque um modelo mais econômico.
Nos planos de carro por assinatura, por exemplo, você consegue escolher modelos com excelente eficiência energética e nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro.
Lembre-se também de dirigir de maneira eficiente e utilizar aplicativos que indicam os postos com gasolina mais barata.
Existem diversos aplicativos que podem ajudar na gestão do seu trabalho e dos seus ganhos como motorista. Por exemplo, você pode usar apps de controle de gastos, otimização de rotas e planejamento financeiro.
Controlar quanto você ganha e quanto gasta para trabalhar é importante, pois permite que você encontre o equilíbrio entre lucro e custos operacionais.
Contratar um plano de carro por assinatura faz muito sentido para motoristas de aplicativo que desejam lucrar mais.
Isso acontece porque a modalidade oferece carros populares e econômicos, além de incluir todos os custos básicos de um veículo, como seguro, manutenção, documentação e IPVA.
Ou seja, ao alugar um carro na Kovi, o motorista de aplicativo tem apenas o compromisso de pagar a semanalidade. Todos os outros custos e burocracias relacionados ao veículo ficam por nossa conta.
A Kovi tem o plano dealuguel ideal para você, que é motorista de aplicativo.
No Kovi Anual, você garante um veículo em excelentes condições para trabalhar pelo período de 12 meses, com a possibilidade de renovação do contrato. É possível escolher entre veículos subcompactos, hatches, sedans e premium.
O plano inclui carro reserva, manutenções programadas, seguro contra roubo e furto, assistência 24 horas, IPVA grátis e muitos outros benefícios. Acesse agora mesmo a loja online da Kovi e confira!