O aluguel de carros é um serviço que traz muita praticidade e conveniência para as pessoas em várias situações.
O modelo mais comum de locação ainda é aquele feito durante viagens turísticas. Neste caso, o usuário do serviço pode alugar um veículo por um período curto, que corresponde às suas férias em um determinado destino.
No entanto, tem crescido também a procura por aluguel de carros para o cumprimento da agenda do dia a dia, para deslocamentos pontuais e para compromissos de trabalho.
Isso acontece, por exemplo, com profissionais que estão temporariamente trabalhando em uma cidade e precisam de um carro pelo período de algumas semanas. Funciona assim: uma pessoa de Porto Alegre vem trabalhar em São Paulo por um mês e aluga o veículo para usar durante este período.
Em todos os cenários, o aluguel de carros é uma opção bastante vantajosa, já que evita a necessidade de usar o transporte público e reduz os gastos com táxis e carros de aplicativo, além de ser muito mais confortável para quem faz a locação.
Se você nunca alugou um carro e ainda tem dúvidas sobre esse serviço que vem crescendo a cada dia no Brasil, confira o nosso guia definitivo sobre aluguel de carros. Aqui, você vai tirar todas as suas dúvidas e se sentir muito mais seguro e confiante na hora de contratar a modalidade!
Como funciona o aluguel de carros?
Basicamente, o aluguel de carros funciona por meio de um contrato firmado entre o consumidor e a locadora de veículos. No Brasil, o motorista precisa cumprir alguns requisitos para poder alugar um carro. Veja quais são eles:
- Ter CNH válida;
- Ser maior de 25 anos de idade;
- Ter, pelo menos, 2 anos de habilitação definitiva;
- Apresentar o CPF;
- Ter um cartão de crédito pessoal para o pagamento da caução.
Ao atender esses requisitos, é possível alugar um carro online e agendar a retirada no local estabelecido pela locadora.
O processo de locação é relativamente simples: você escolhe o carro ou a categoria de carro de sua preferência, seleciona o número de dias que pretende usar o veículo, faz o cadastro e coloca as informações do cartão de crédito.
Para algumas pessoas, a exigência do cartão é um problema. Na maior parte das locadoras, o pagamento da caução com o cartão de crédito é obrigatório, o que acaba comprometendo o limite do consumidor.
Lembrando que a caução é uma garantia que o motorista deixa para a locadora. O valor da segurança locatícia fica retido até que o consumidor devolva o carro em perfeitas condições.
Caso não cumpra o contrato ou cause danos ao veículo, a caução é usada para cobrir eventuais consertos. Agora, quando o motorista entrega o carro em sua condição original, o valor da caução é estornado.
Vantagens do aluguel de carros
O aluguel de carros é um modelo que traz várias vantagens para os motoristas. Em primeiro lugar, é importante destacar o conforto de ter um carro à sua disposição em qualquer lugar do Brasil.
Além disso, o motorista recebe um veículo com o documento, IPVA e manutenção em dia, pode escolher o modelo e a categoria de sua preferência e já conta com seguro contra roubos, furtos e sinistros.
De forma geral, o aluguel de carros garante liberdade, autonomia para os deslocamentos, segurança e economia.
O motorista não precisa se preocupar com nenhum procedimento burocrático relacionado ao carro. Ele só assume o compromisso de cuidar do veículo e dirigir conforme as regras de trânsito, para evitar multas e acidentes.
Taxas no aluguel de carros
Antes de contratar a locação de carros, é importante entender as taxas que são cobradas pelas locadoras. Confira os principais custos do serviço:
Taxa da diária – Corresponde à cobrança feita a cada período de 24 horas de uso do carro. Por exemplo, se você precisa do veículo por 12 dias, pagará 12 diárias. Esse período começa a ser contado no momento da retirada do carro.
Em grande parte das locadoras, funciona assim: se o motorista retirou o carro às 10 horas da manhã, precisa devolver o veículo na data prevista neste mesmo horário. Caso contrário, terá que pagar uma taxa pelas horas extras de uso do carro.
Seguro – No contrato de locação, existe uma cláusula que fala sobre a proteção do veículo e a taxa que o motorista tem que pagar para usufruir do seguro. Essa é uma taxa importante, pois cobre acidentes, roubos, furtos e danos.
Adicionalmente, o consumidor pode optar por contratar proteções extras, como o seguro pessoal e para objetos deixados no carro.
Opcionais – As locadoras oferecem alguns opcionais que são pagos à parte, caso o motorista tenha interesse. Entre eles, estão: GPS, bebê conforto e cadeirinha infantil.
Quilometragem – No aluguel de carros, o motorista pode contratar uma franquia específica de quilometragem para dirigir ou quilômetros ilimitados.
Na quilometragem livre, o consumidor paga um pouco a mais, mas pode dirigir sem a preocupação de exceder os quilômetros contratados.
Já nas franquias de quilometragem, caso ultrapasse o limite estabelecido, o motorista paga uma taxa extra por cada quilômetro excedido. Esse acerto é feito na hora da devolução do carro.
Combustível – Ao retirar o carro da locadora, o motorista recebe o veículo com o tanque cheio. E, ao devolver o carro, precisa entregá-lo na mesma condição, abastecido.
Se o veículo não for devolvido com o tanque cheio, o consumidor paga uma taxa extra.
No entanto, algumas locadoras oferecem opções de tanque pré-pago com ou sem reembolso, que podem ser contratadas no ato da locação.
Contrato no aluguel de carros
Assim como acontece em qualquer negociação, o contrato é a segurança do motorista no aluguel de carros. Por isso, é importante ler o documento e entender todas as cláusulas antes de assiná-lo.
Outra conduta que traz mais segurança é acompanhar a vistoria pré-locação, procedimento que evita cobranças indevidas por avarias que já estavam no veículo no momento do aluguel.
Um ponto que merece bastante atenção é que apenas o titular da locação e as pessoas indicadas por ele no contrato podem dirigir o carro.
Outra informação importante é que, caso receba uma multa com o veículo alugado, o condutor assume os pontos em sua CNH e paga a infração.
Em muitas locadoras, o valor da multa é cobrado diretamente no cartão de crédito do cliente.
Aluguel de carros na Kovi: mais vantagens e menos burocracia
A Kovi oferece o melhor e mais completo serviço de aluguel de carros do Brasil, com modalidades para locação mensal e anual.
A diferença dos planos da Kovi, em relação às locadoras tradicionais, é que eles têm mais vantagens únicas e menos burocracia.
Em primeiro lugar, a Kovi não exige cartão de crédito para o pagamento da caução. O cliente pode fazer esse pagamento por boleto, PIX e até com o cartão de outra pessoa.
Além disso, não há análise de crédito. O processo de locação pode ser feito 100% online, desde a escolha do veículo até o pagamento. Depois, basta agendar a data para retirar o carro no pátio.
Entre os benefícios do aluguel de carros na Kovi, estão:
- Pague só o que rodar ou dirija KMs ilimitados por um preço fixo;
- Veículos das categorias compacto, hatch, sedan e sedan premium;
- Garantia de carro reserva;
- Aluguel com pacote proteção, manutenções preventivas, IPVA e assistência 24 horas.
Conheça também o Kovi Próprio
Além do Kovi Mensal e do Kovi Anual, que são os nossos planos de aluguel de carros, também temos uma modalidade especial, chamada Kovi Próprio. Nela, o motorista faz uma assinatura e, posteriormente, pode escolher comprar o carro da Kovi.
O serviço tem todos os benefícios da locação tradicional, com a diferença estratégica de que, após 13 meses de contrato cumprido, o cliente pode adquirir o veículo com condições facilitadas.
Essa é a melhor forma de comprar um carro com economia e planejamento. O Kovi Próprio tem modelos populares e econômicos, o menor depósito inicial do mercado e ainda caso o motorista decida comprar o carro, paga um valor fixo estabelecido no momento da contratação.
Acesse a nossa loja online e saiba mais. Com o Kovi Próprio, você começa em um plano de carro por assinatura e termina com o veículo no seu nome.