Se você já levou uma multa de trânsito, sabe que esse tipo de penalidade é sempre uma surpresa desagradável e inconveniente.
Além de pesar no orçamento, a multa também compromete sua CNH com pontos e ameaça sua reputação de bom motorista.
No Brasil, o estado de São Paulo é o que mais aplica multas, e a capital paulista tem grande participação nesse resultado.
Apenas no primeiro semestre de 2023, a prefeitura da cidade de São Paulo arrecadou cerca de R$ 4,7 milhões por dia em multas de trânsito. As principais infrações foram desrespeito ao rodízio de veículos e excesso de velocidade.
Via de regra, as penalidades de trânsito são aplicadas a motoristas que desrespeitam as leis conscientemente, que dirigem sob o efeito de álcool ou que conduzem seus veículos de forma distraída e sem a devida atenção.
Para te ajudar a evitar esse tipo de prejuízo e dor de cabeça, preparamos um guia com dicas práticas para minimizar o risco de multas no trânsito. Confira e adote esses comportamentos!
Dicas práticas para evitar multas de trânsito
Veja abaixo 6 ações simples que podem evitar infrações e, consequentemente, multas de trânsito.
Seguir estas dicas não apenas ajudará você a evitar penalidades e prejuízos financeiros, mas também contribuirá para a segurança de todos ao seu redor.
1. Esteja consciente dos limites de velocidade
Uma das razões mais comuns para receber multas de trânsito é exceder os limites de velocidade.
Desse modo, certifique-se sempre de conhecer e respeitar os limites de velocidade das vias e estradas onde você está dirigindo.
Preste atenção à sinalização e ajuste sua velocidade de acordo com o perfil da via, como, por exemplo, avenidas de trânsito rápido, áreas residenciais e rodovias.
2. Use sempre o cinto de segurança
Pode até parecer algo natural e corriqueiro para você, mas muitas pessoas ainda são multadas por não usar o cinto de segurança.
Lembre-se de que todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança corretamente, independentemente de estarem sentados nos bancos da frente ou de trás.
Além de ser uma obrigação legal, o cinto de segurança é uma medida importante de proteção à vida em caso de acidente.
3. Respeite os sinais de trânsito
Os sinais de trânsito são feitos para orientar e regular o fluxo de veículos, pedestres e ciclistas.
Ignorar sinais de parada, semáforos vermelhos, placas de "pare" e outras sinalizações pode resultar em multas, além de colocar em risco a segurança de todos no trânsito.
Fique sempre atento aos sinais e siga as instruções e sinalizações das vias e estradas rigorosamente.
4. Evite o uso do celular ao dirigir
O uso do celular ao volante é uma das principais causas de acidentes de trânsito na atualidade. Além de ser perigoso, manipular o aparelho enquanto dirige também é ilegal.
Evite o uso do celular enquanto estiver dirigindo, a menos que seja absolutamente necessário e consiga atender o telefone pela central multimídia do carro, mantendo as mãos livres e no volante.
Se precisar fazer uma ligação ou enviar uma mensagem, pare o carro em um local seguro.
5. Mantenha seu veículo em condições adequadas
Manter seu veículo em boas condições mecânicas é essencial para a segurança na estrada, além de ajudar a evitar multas.
Faça as manutenções regulares, como troca de óleo, verificação dos freios, inspeção dos pneus e manutenção dos sistemas de iluminação.
Além disso, mantenha todos os documentos do veículo em dia, como licenciamento, registro e seguro.
6. Nunca dirija alcoolizado ou sob o efeito de drogas
Dirigir sob o efeito de álcool ou drogas é uma infração gravíssima, de acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro.
Esse comportamento pode levar à suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além de resultar em uma multa de R$ 2.934,70.
Sendo assim, se beber, não dirija e solicite um táxi ou carro de aplicativo.
Contrate o Kovi Próprio!
Agora que você já sabe como evitar multa de trânsito e dirigir com responsabilidade, que tal conquistar um carro barato e com benefícios exclusivos para rodar com tranquilidade pelas ruas e estradas do país?
Com o Kovi Próprio, plano de assinatura com a possibilidade de compra da Kovi, você compra seu próximo carro com economia.
Nessa modalidade, você assina um veículo por até 30 meses, mas pode escolher comprá-lo com condições facilitadas a partir do 13º mês de contrato cumprido.
No Kovi Próprio, você terá carro reserva, seguro, manutenções, IPVA e documentação, assistência 24 horas e muitos outros benefícios. O plano permite a compra do carro sem entrada e aprovação de crédito.
Para saber mais sobre as condições e benefícios da modalidade, acesse agora a loja online da Kovi. Lá, você fica por dentro dos modelos disponíveis em estoque e faz a contratação sem burocracias.