Porém, como ter um carro próprio envolve um investimento financeiro considerável, é muito importante adotar algumas precauções na hora de comprar um veículo usado.
Com alguns comportamentos preventivos, fica mais fácil realizar uma negociação segura e informada, que evita decepções, frustrações e até gastos extras com manutenção corretiva que não estavam previstos no orçamento.
Se você está se preparando para comprar um carro próprio e quer ficar plenamente satisfeito com essa conquista, siga as 8 dicas fundamentais que preparamos para esse conteúdo.
São ações simples e práticas que podem te ajudar a fugir de várias ciladas e a comprar um veículo seminovo em excelente estado de conservação. Confira!
1 – Confira a quilometragem
Um dos critérios importantes para a compra de um carro usado ou seminovo é verificar a quilometragem. Quanto menos o veículo tiver rodado, melhor!
Um carro com alta quilometragem vai precisar de manutenção e troca de peças rapidamente, então as chances de você ter que levá-lo a uma oficina mecânica logo depois da compra são maiores.
Outro fator importante é que carros que já tiveram um uso intenso do motor e de outros componentes sofrem uma depreciação natural maior, o que tem impacto direto sobre o valor de mercado do veículo.
Por isso, fique de olho nos kms rodados e no ano de fabricação do carro usado antes de fazer a sua escolha.
2 – Capriche na inspeção visual
Antes de adquirir um carro próprio no mercado de seminovos, é fundamental realizar uma inspeção visual bastante minuciosa.
Através de uma vistoria completa, é possível identificar se o carro está com problemas na lataria, em componentes internos e externos, no motor, freios, pintura e outros sistemas.
Não se esqueça de solicitar também a vistoria cautelar, que é feita de forma profissional para identificar se o carro passou por algum tipo de sinistro ou leilão.
3 – Compre o carro com uma empresa de confiança
Para não cair em uma armadilha e comprar um carro seminovo cheio de problemas, é fundamental negociar com uma empresa transparente e que ofereça um bom atendimento de pós-venda.
A Kovi é uma referência no mercado por oferecer veículos em boas condições mecânicas e ótima procedência.
Aqui, trabalhamos com modalidades de locação e venda de modelos seminovos e 0KM das melhores marcas do segmento automotivo nacional.
Você pode escolher tanto um carro para alugar quanto o nosso Kovi Próprio, modalidade de carro por assinatura com a possibilidade de compra.
4 – Verifique a documentação
Antes de comprar um carro, é fundamental pedir ao vendedor todas as informações sobre a documentação, a fim de verificar possíveis pendências administrativas, multas, transferências, titularidade do carro e outros dados importantes. Esse controle permite que você passe o carro para o seu nome sem nenhum tipo de problema.
5 – Solicite o histórico de revisões
Ao longo dos anos, o carro seminovo deve passar por diversas revisões para a troca de peças de desgaste natural e ajustes de componentes.
No geral, a cada 10 mil km rodados, o carro seminovo precisa ser levado para uma revisão geral, a fim de garantir sua conservação e segurança.
Por isso, antes de comprar o carro próprio no mercado de seminovos, peça para a empresa apresentar o histórico de revisões e o manual do veículo.
É importante que o carro tenha passado por todas as revisões obrigatórias.
6 – Cheque o funcionamento de acessórios e equipamentos
Cheque todos os acessórios e equipamentos considerados essenciais para uma boa experiência de direção, como ar-condicionado, alarmes, travas elétricas, vidros elétricos, multimídia, rádio, entre outros.
Outro ponto que deve ser verificado é se a chave do carro entra na fechadura da maçaneta e no contato sem dificuldades ou entraves.
Para testar o ar-condicionado, por exemplo, ligue o carro e o deixe funcionando por um tempo, verificando as condições do equipamento em temperaturas quentes e frias.
7 – Avalie o aspecto dos acabamentos
Além da parte externa do carro usado, que precisa estar em boas condições de conservação e sem avarias, o interior do veículo também deve ser avaliado.
Confira se existem partes plásticas soltas ou quebradas, as condições do painel do carro, do volante, dos estofados e da tapeçaria. Acabamentos bem conservados revelam como os antigos proprietários zelavam pelo carro.
8 – Conheça a procedência e histórico do carro
O carro usado tem um histórico que envolve diferentes donos e, por isso, você precisa conhecer a procedência do veículo.
Saiba quantos proprietários usaram o carro antes de você e quando e onde o veículo foi originalmente comprado.
Para ter mais segurança na compra, você pode optar por adquirir um veículo com uma empresa como a Kovi, que possui modelos seminovos revisados, econômicos e populares.
Todos os nossos carros têm boa procedência, possuem os equipamentos de segurança obrigatórios e estão em ótimas condições de conservação.
Além disso, oferecemos um atendimento consultivo aos clientes, o que permite tirar dúvidas sobre o carro alugado ou a compra do veículo, sobre a caução e a possibilidade de alugar um automóvel sem cartão de crédito.
Kovi Próprio: seu carro na garagem com segurança e economia
Você já pensou em ter um carro próprio na garagem começando com um plano de assinatura?
Essa é a proposta do Kovi Próprio, uma modalidade inovadora que oferece todos os benefícios do carro alugado somados à possibilidade de adquirir o veículo ao final do contrato.
Ao optar pelo Kovi Próprio, você assina um carro por 30 meses e tem vantagens exclusivas, como pagar só o que rodar, diversas formas de pagamento, assistência 24h, carro reserva, documentação e IPVA por nossa conta e muito mais.
Além de usufruir de todos esses benefícios, a partir do 13º mês de contrato, você já pode comprar o carro, se quiser.
O Kovi Próprio tem a menor caução do mercado, contratação sem aprovação de crédito e ótimas condições para você conquistar o seu carro seminovo ou 0KM com segurança e economia. Visite a nossa loja online e saiba mais!