Na hora de comprar um carro, existem alguns cuidados que precisam ser tomados para garantir uma negociação segura e vantajosa.
Ao comprar um veículo 0 km, é essencial pesquisar a respeito do modelo antes de tomar uma decisão e realizar o test drive, para avaliar se não existem problemas de fábrica.
Já no caso da compra de seminovos e usados, o cuidado deve ser ainda maior. É aqui que entra a necessidade de se consultar o histórico do carro.
Com as informações que o compõem em mãos, será possível ter certeza de que o automóvel é de boa procedência, evitando prejuízos.
Sem o histórico, comprar um carro seminovo ou usado pode se transformar em um verdadeiro pesadelo.
Para te ajudar a realizar esta tarefa da forma correta, siga nossas 5 dicas de como analisar histórico veicular antes de comprar um carro!
1. Verifique pelo Detran se existem multas e restrições antes de comprar um carro
Ter que lidar com problemas legais ao comprar um carro é uma grande dor de cabeça, sendo que o custo do problema pode acabar caindo no colo do novo comprador.
Para evitar este tipo de situação, é essencial pesquisar o status do veículo no site do Detran da sua região.
Caso encontre qualquer tipo de irregularidade, como multas atrasadas, suspenda a compra até que o proprietário resolva a questão ou já cancele a negociação de forma definitiva.
2. Cheque se o veículo já passou por sinistros
Outro ponto importante a se investigar antes de comprar um carro são os sinistros. Estes dizem respeito a eventos que resultam em algum prejuízo material, como no caso de acidentes, roubos e furtos.
Em um primeiro momento, a maneira mais simples de se investigar a ocorrência de sinistros é avaliar o estado do carro. Para tal, procure por avarias como:
- Desalinhamento de portas, capô, porta-malas e pára-choques;
- Portas que fecham e abrem com dificuldade, sendo necessário aplicar força em excesso;
- Presença de barulhos estranhos;
- Forte odor no interior do carro, que pode ser sinal de que o veículo passou por enchentes ou alagamentos;
- Vestígios de terra embaixo dos bancos e carpetes.
Para avaliar as condições físicas do veículo, peça por uma vistoria com um mecânico de sua confiança, caso não tenha intimidade com a área.
Já no caso da possibilidade de roubos e furtos, é possível realizar um levantamento sobre ocorrências policiais registradas com a placa do automóvel, além de adulterações de documentos, chassi, número da placa, etc.
3. Solicite o histórico de revisões antes de comprar um carro
Outra forma de avaliar se o antigo proprietário foi, de fato, cuidadoso é pedir pelo histórico de revisões.
Nele, você poderá verificar se o antigo motorista tinha o costume de realizar manutenções preventivas, feitas de forma programada, ou se apenas realizava reparos depois de algum problema mais grave.
Caso haja um histórico de revisões programadas, você poderá ter a certeza de que o carro foi bem cuidado e que, provavelmente, poderá rodar por muito tempo.
4. Veja se o carro já passou por leilão
Uma categoria a se evitar ao comprar um carro são os veículos de leilão. Estes, em sua grande maioria, são sinistrados, tendo sido recuperados de roubo ou furto ou ainda apreendidos em blitz.
Isto significa que, provavelmente, passaram muito tempo parados, têm algum defeito oculto e oferecerão mais dificuldade na hora de contratar um seguro.
Se mesmo assim a oferta lhe parecer vantajosa, não deixe de avaliar as condições do veículo com atenção. Comece verificando se a sua situação, no ato da compra, é de circulação ou sucata.
Fique atento, pois, em alguns casos, veículos que constam como sucata são recuperados e vendidos como seminovos, o que representa um risco enorme para quem compra o carro.
5. Não se esqueça de ter o laudo de transferência veicular antes de comprar um carro
Por fim, é preciso reforçar a importância do laudo de transferência veicular, documento obrigatório para que a troca de proprietários seja feita.
Além de atestar a troca de donos, o laudo também comprova a autenticidade do chassi e das informações gerais sobre a procedência do veículo.
O documento deve ser assinado tanto pelo antigo dono quanto pelo comprador, com reconhecimento de firma em cartório.
Para ter o documento antes de comprar um carro, basta que o proprietário antigo se encaminhe para um dos Detrans locais.
Como comprar um carro com segurança?
Para garantir que irá comprar um carro com tranquilidade e a certeza de que não terá problemas inesperados, é essencial contar com uma vendedora de confiança, como a Kovi.
Aqui, garantimos a compra de veículos seminovos e 0km com o melhor preço do mercado e planos diferenciados de aquisição, como o Kovi Próprio.
Nele, os motoristas iniciam o contrato com um plano de carro por assinatura, dispondo de todos os benefícios, e, ao fim do prazo, podem comprar o veículo.
Visite nossa loja online para conhecer os modelos.