Depreciação do carro: como a cor influencia o valor do veículo?
Uma das questões que mais gera dores de cabeça aos motoristas que tentam vender seu veículo é a taxa de depreciação do carro, ou seja, a perda de valor que o veículo sofre ao longo do seu tempo de uso.
Em média, um carro 0KM perde cerca de 10% do seu valor só de sair da concessionária. Essa desvalorização é inevitável na compra de qualquer modelo de veículo, mas pode se intensificar em carros de cores específicas.
Além de questões mais sérias, como o estado de conservação do automóvel e seu ano de fabricação, a cor aparece como um dos critérios de maior peso na hora de calcular o índice de depreciação veicular.
Diversos estudos indicam que certas cores de veículos desvalorizam mais do que outras, gerando impactos no preço de revenda.
Para te ajudar a entender mais sobre essa lógica da depreciação dos carros, preparamos esse artigo completo. Confira!
Como as cores podem afetar o valor do carro?
O impacto das cores na depreciação do carro pode ser associado a dois fatores: oferta e procura e usabilidade.
A primeira diz respeito a como o preço de determinado produto se altera conforme sua disponibilidade. Ou seja, se o carro é muito oferecido, mas igualmente procurado ou não tão buscado assim, seu preço será menor.
Já quando um modelo se encontra em escassez no mercado, seu valor tende a ser mais alto.
Em relação à cor, uma opção que costuma ter alta valorização são os carros cor de rosa, como apontou uma pesquisa feita pela KBB Brasil, entidade referência em precificação de veículos novos e usados.
Isso se deve ao fato de que existem pouquíssimos modelos nesta cor presentes no mercado.
Desse modo, aqueles que desejam um veículo rosa costumam estar mais dispostos a pagar um valor mais alto por ele.
O estudo da KBB Brasil usou os veículos da cor branca como base de referência para suas análises, já que carros dessa cor estão presentes em quase todos os modelos e marcas.
Além disso, os veículos brancos são a opção mais popular em toda a América do Sul, conquistando a preferência de 36% dos motoristas.
Quais são as cores que mais afetam a depreciação do carro?
De acordo com os dados levantados pela pesquisa da KBB Brasil, o ranking de cores que mais colaboram para a depreciação do carro tem verde, preto e azul na liderança.
A situação da primeira e da última cor parece estar relacionada à questão da oferta e da procura. Vale ressaltar, no entanto, que os carros verdes e azuis têm variações de vendas de região para região, sendo até bastante procurados em alguns estados.
Já no caso da cor preta, o índice de desvalorização está ligado a uma questão mais prática de usabilidade.
Para dar um exemplo, em regiões mais quentes do país, como Norte e Nordeste, o índice de depreciação do carro preto costuma ser maior do que em locais mais frios. A razão? A quantidade de calor que os carros pretos podem acumular.
Para fazer um comparativo, a diferença de temperatura interna entre um veículo preto e outro do mesmo modelo na cor branca pode chegar, em média, a 9º Celsius, sob as mesmas condições de tempo.
Apesar disso, os carros pretos ainda se mantêm no top 3 das cores mais vendidas no mercado, abaixo apenas de prata e branco, em razão de sua beleza estética.
Como evitar perdas com a depreciação do carro?
Como demonstraram os estudos, a cor pode ter um grande impacto na desvalorização de um veículo.
Para evitar problemas e a perda acentuada do valor de revenda, a melhor opção é escolher a cor do veículo com cuidado e consciência, dando preferência às tonalidades que têm uma boa saída no mercado.
Além disso, outra dica para evitar perdas é optar pelo uso de um carro por assinatura como alternativa ao carro próprio.
Com um carro por assinatura, não é preciso se preocupar com a revenda do veículo quando deseja trocá-lo por outro, basta substituí-lo na empresa locadora.
Para garantir que terá acesso a verdadeiras vantagens na assinatura veicular, conte com a Kovi! Oferecemos planos de carro por assinatura com o menor preço do mercado.
Trabalhamos com veículos 0KM e seminovos. Todos os nossos planos são cobrados por semanalidade, a partir do cálculo exato de quanto os nossos motoristas realmente rodaram. Ou seja, você só será cobrado pelo que usar!
Um dos nossos grandes destaques é o plano Kovi Anual. Nele, você fecha um contrato de um ano e passa a rodar com um veículo de alta qualidade.
Todos os nossos planos oferecem como vantagens exclusivas:
- Manutenção inclusa de acordo com o desgaste natural dos itens;
- Seguro contra roubos e furtos;
- Suporte dos nossos especialistas;
- Carro reserva;
- Entre outras.
Visite nossa loja online para conferir os modelos disponíveis!