Blog Kovi

5 Sinais de combustível adulterado | Kovi

Escrito por Carlos Martins | 23/04/2023 12:19:16

Você sabe como identificar os sinais de combustível adulterado? Hoje, com as oscilações nos preços dos combustíveis, problemas com adulteração têm sido cada vez mais frequentes. Por isso, é importante abastecer o carro apenas em postos de confiança e estar sempre atento a qualquer mudança que o automóvel venha a apresentar depois de receber o combustível. 

Preparamos um guia completo para te ajudar a identificar os principais sinais de adulteração dos combustíveis. Continue lendo e confira! 

O que é combustível adulterado?

Popularmente chamado de “batizado”, o combustível se torna adulterado quando seu estado e composição originais são modificadosNo caso da gasolina, o processo acontece quando outros solventes mais baratos são misturados ao combustível. O mais comum, nesse caso, é encontrar a presença do álcool hidratado - o etanol, misturado no composto.

De acordo com a ANP - Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - o valor máximo permitido desse componente é de 27% para gasolina comum e 25% para a versão aditivada ou premium.

A adulteração do etanol também é uma realidade. Quem altera a composição desse combustível, normalmente adiciona água em excesso ou metanol.

Consequências ao veículo

O abastecimento frequente com combustível adulterado pode ser grave para o carro! Geralmente, o veículo apresenta problemas nos componentes e, em situações mais graves, o óleo lubrificante se contamina e o motor sofre com a corrosão interna dos componentes. 

Abaixo listamos as principais estruturas do veículo que costumam ser comprometidas pelo combustível adulterado:

  • Bomba de gasolina do tanque;
  • Velas de ignição;
  • Catalisador;
  • Filtro de combustível;
  • Sistema de injeção eletrônica;
  • Válvulas.

5 sinais de adulteração no combustível

1 - Diminuição da potência

Um dos primeiros sinais de adulteração no combustível é a queda de potência. Se logo após o abastecimento seu carro começar a morrer sem razão, é provável que o responsável tenha sido o combustível de má procedência. 

2 - Aumento no consumo

Outro sinal de alerta é o aumento repentino de consumo. Se você não mudou a forma como dirige, mas começou a perceber que os dados do ponteiro ou do computador de bordo estão muito diferentes do normal, pode haver algo de suspeito na gasolina e/ou etanol.

3 - Luz de alerta do motor

Caso sua luz de alerta tenha acendido logo após o abastecimento, isso é um sinal de combustível contaminado!

A luz de alerta indica alguma anomalia no sistema de injeção eletrônica. No caso do combustível adulterado, o mecanismo é ativado quando o composto alterado não é reconhecido pela sonda lambda.

4 - Surgimento de ruídos

Os barulhos que seu carro emite também podem ser outro sinal de combustível adulterado. Por isso, preste atenção a qualquer ruído estranho! O barulho da pré-ignição, por exemplo, tende a soar em um tom mais agudo quando o veículo recebe combustível adulterado.

Os ruídos poderão ser percebidos com mais facilidade toda vez que você forçar o motor em subidas e arranques.

5 - Vazamentos e óleo contaminado

Outro sinal que não pode passar despercebido são os vazamentos. Eles ocorrem quando há mangueiras ressecadas, danos nas vedações, desgaste das peças e enfraquecimento geral do desempenho.

Para fazer um teste, cheque o óleo do seu carro. Caso os problemas que você notou estejam sendo causados por combustível adulterado, o óleo do motor irá apresentar uma aparência diferente em função dos resíduos do solvente.

Alugue ou compre um carro na Kovi 

Já pensou em ter um carro por assinatura pelo menor preço do mercado? Ou comprar um veículo sem aprovação de crédito? Aqui você pode! Independente do plano escolhido, oferecemos carro reserva, seguro e manutenção para você só aproveitar o lado bom de ter um carro.

Acesse nossa loja online e escolha seu carro preferido!