Você está em dúvida entre carro por assinatura e carro próprio? Saiba que esse tipo de questionamento é muito comum.
Diversos motoristas colocam na ponta do lápis os custos de fazer uma assinatura veicular e de comprar um carro, e avaliam os prós e contras de cada modelo.
Fazer esse comparativo é bastante inteligente, pois ajuda a tomar a decisão mais assertiva e adequada para cada realidade.
Isso porque tanto a assinatura de carro quanto a compra de um veículo próprio têm vantagens e desvantagens, a depender da rotina, da condição financeira e das expectativas de cada motorista.
Portanto, se você quer saber qual opção é a melhor para você hoje, leia este conteúdo até o fim. Aqui, vamos apresentar o lado bom e o lado ruim dessas duas modalidades.
O que é carro por assinatura?
De uma forma bem simples, assinar um carro significa contratar uma locação de longo prazo. Ao contrário do aluguel convencional, que é feito de forma pontual para viagens e deslocamentos rápidos, a assinatura permite que o motorista fique longos períodos com o carro.
Normalmente, o contrato de assinatura tem duração de 12 meses e pode ser renovado, de acordo com as preferências do motorista.
Além disso, a modalidade oferece a opção de dirigir quilômetros ilimitados ou pagar por uma faixa de quilometragem. Essa característica é muito importante na assinatura, pois garante flexibilidade e economia para o cliente.
O serviço também conta com benefícios extras, como seguro, carro reserva e manutenção preventiva inclusa.
Como escolher entre carro por assinatura e carro próprio?
Tudo na vida tem vantagens e desvantagens, e com o carro por assinatura e carro próprio não seria diferente.
Na verdade, a escolha da melhor forma de conquistar um veículo depende diretamente do perfil, do orçamento e da rotina de cada motorista.
Para alguém que tem condições financeiras e deseja uma liberdade maior para escolher o modelo, a cor, os acessórios e a personalização, o carro próprio é, sem dúvida, a melhor decisão.
Além disso, também é necessário avaliar o tempo que o condutor pretende ficar com o veículo. Se a ideia é permanecer com o mesmo carro por mais de 3 anos, comprar um zero quilômetro ou seminovo é uma ótima opção.
Agora, para quem está em busca de economia, valoriza a possibilidade de trocar de carro com mais regularidade e não quer ter dor de cabeça com a parte burocrática de comprar um veículo, a assinatura de carro é mais recomendada.
Sendo assim, a escolha está diretamente relacionada àquilo que você deseja e tem condições de pagar no momento.
Confira abaixo as principais vantagens e desvantagens do carro por assinatura x carro próprio!
Vantagens e desvantagens do carro por assinatura
O carro por assinatura dá ao motorista a chance de ter um veículo sem precisar arcar com custos como emplacamento, IPVA, documentação, licenciamento, seguro e manutenções. Todos esses gastos são responsabilidade da empresa proprietária do carro.
Nesta modalidade, o motorista só paga as mensalidades e dirige com total tranquilidade, seguindo a faixa de quilometragem escolhida ou rodando quilômetros ilimitados por um preço fixo.
Durante o contrato, o cliente tem todo o suporte da empresa e conta com o benefício de dirigir um veículo monitorado, o que aumenta sua segurança.
As principais desvantagens do carro por assinatura são: o fato de o carro só poder ser dirigido pelo condutor que assinou o contrato e não poder customizar ou personalizar o veículo.
Vantagens e desvantagens do carro próprio
A principal vantagem do carro próprio é justamente ter um bem de alto valor agregado no seu nome. Ou seja, ao comprar um veículo, ele fica integrado ao seu patrimônio pessoal.
Além disso, com o veículo próprio, é possível viajar com liberdade, sem preocupações com franquias de quilometragem.
Outro ponto interessante é que o motorista pode personalizar o carro com acessórios, além de ter acesso a modelos novos, mais modernos e com mais tecnologia embarcada.
No entanto, a compra de um veículo zero km ou seminovo traz uma série de obrigações e custos fixos que podem pesar no orçamento, como impostos, revisões, documentação, seguro, entre outros.
Neste tipo de aquisição, o motorista tem mais poder de escolha, já que pode optar por carros de todas as categorias, cores e montadoras disponíveis no mercado. Porém, a compra exige que o proprietário lide diretamente com o impacto da depreciação, que leva à perda de dinheiro.
Há ainda outros fatores negativos no carro próprio, como a dificuldade de revenda e a obrigação de ter que ficar com o mesmo veículo por muitos anos.
Para quem é indicada a assinatura e o carro próprio?
A assinatura de carro é indicada para pessoas que têm uma rotina mais fixa, com deslocamentos dentro da cidade para atividades do cotidiano, como trabalho, estudo e lazer. O modelo também atende bem às demandas de motoristas de aplicativos que precisam de um carro econômico para trabalhar.
Já o veículo próprio é ideal para motoristas que fazem longas viagens intermunicipais com frequência, para quem roda muitos quilômetros e deseja ter mais autonomia para customizar o veículo e dividir a condução do carro com mais de um membro da família.
Na Kovi, você pode assinar ou comprar seu carro com facilidade!
A Kovi tem planos de carro por assinatura e planos com opção de compra. Aqui, você tem toda liberdade para escolher o modelo mais conveniente para a sua rotina, com acesso aos melhores carros compactos, hatches, sedans e premium.
Conheça as vantagens exclusivas do Kovi Anual e Kovi Próprio e garanta o seu futuro carro pelo menor preço do mercado. Acesse agora mesmo a nossa loja online!