O câmbio manual é o mecanismo de troca de marchas mais conhecido e usado pelos motoristas brasileiros. Porém, nos últimos anos, presenciamos uma crescente procura por carros automáticos no país.
Com isso, aumentaram também as dúvidas sobre os dois tipos de transmissão e as comparações entre carros manuais e automáticos. Afinal, qual é o melhor?
Entre as principais dúvidas e mitos sobre este assunto estão questões a respeito do desempenho, controle do carro, manutenção e economia de combustível. Outros pontos também debatidos são as peças de reposição, segurança e praticidade de cada tipo de câmbio.
Para te ajudar a desvendar todos os mitos e verdades sobre o câmbio manual, seja para escolher o seu próximo carro próprio ou alugado, criamos uma lista com todas as informações fundamentais sobre esse mecanismo veicular tão importante. Confira!
O que você precisa saber sobre câmbio manual
Veja abaixo as principais informações sobre o funcionamento e desempenho do câmbio manual e faça uma boa escolha!
1 – Câmbio manual economiza combustível
VERDADE. Como o condutor decide quando mudar a marcha, o motor do carro não atinge a rotação e potência máximas antes de fazer a troca, como acontece no carro automático. Assim, se você quer economizar combustível, o câmbio manual é a melhor opção do mercado.
2 – Carro manual é mais seguro
MITO. De maneira geral, pode-se dizer que o carro automático é mais seguro, já que o motorista não precisa retirar as mãos do volante para mudar de marcha.
Porém, ao adotar uma direção defensiva e responsável, é provável que você tenha um nível elevado de segurança com o carro manual, atingindo o mesmo nível de proteção que um veículo automático oferece, por exemplo.
3 – Facilidade em encontrar peças
VERDADE. O carro manual tem um câmbio com peças de reposição que são mais baratas e mais fáceis de encontrar, e isso faz muita diferença na rapidez da manutenção e, consequentemente, no custo do serviço.
Com certeza, este é um ponto muito positivo para aqueles que escolhem um carro por assinatura ou próprio com câmbio manual.
4 – Carro manual tem preço mais acessível
VERDADE. Em média, um carro manual custa R$ 5 mil a menos do que um modelo automático.
Com certeza, isso faz bastante diferença para quem tem um carro por assinatura e pretende evoluir para um veículo próprio.
Além do preço do carro ser mais caro, você já sabe que com um automático vai gastar mais combustível.
Então, se a ideia é economizar, seja na compra, manutenção ou gasto de combustível, o carro manual é muito melhor.
5 – Melhor aproveitamento de torque
VERDADE. Não acontece em todos os casos, mas o torque do carro manual pode ser mais bem aproveitado do que em um carro automático.
O torque é a força que faz o motor “girar”, ou seja, funcionar para valer. Sem essa engrenagem, o carro próprio ou por assinatura praticamente não se movimenta.
Você pode notar isso no câmbio manual, quando usa as marchas conforme as condições de pista, especialmente quando engata a primeira e segunda marchas quando está em uma via íngreme, por exemplo.
Kovi Próprio: carro por assinatura com possibilidade de compra
Viu como o câmbio manual funciona melhor na prática? Por isso, o carro alugado ou o veículo próprio com este sistema mecânico ainda é o mais procurado e usado pelos brasileiros.
Na loja online da Kovi, você vai encontrar diversos modelos de carros com câmbio manual para assinatura, com a possibilidade de compra através do Kovi Próprio.
Se você ainda não conhece, o Kovi Próprio funciona da seguinte maneira: o cliente faz a assinatura de um veículo que combina com o seu perfil, como um hatch ou sedan, por até 30 meses.
A partir de 13 meses de contrato cumprido, é possível comprar o veículo com condições exclusivas e facilitadas.
Para fazer negócio com a Kovi, você não precisa ter cartão de crédito e paga a menor caução do mercado.
Durante a assinatura, são muitas as vantagens, como assistência 24 horas, carro reserva, proteção contra furto e roubo, documentação, IPVA pago, emplacamento, KMs ilimitados para rodar e muito mais.
Na compra, você paga um valor fixo pelo veículo, que foi informado desde o momento da contratação. Ou seja, você não fica sujeito às alterações na tabela Fipe.
Que tal investir em sua liberdade e contratar o Kovi Próprio agora mesmo, em uma transação totalmente online? Veja todas as opções de veículos disponíveis em estoque e escolha o seu!