No auge do verão, o ar-condicionado costuma ser o principal aliado dos motoristas. Só o equipamento é capaz de controlar as altas temperaturas e garantir um pouco de conforto térmico.
No entanto, quando o uso do ar se torna mais frequente, surge uma polêmica: será que essa comodidade compensa o aumento no consumo de combustível?
Para responder a essa pergunta, em primeiro lugar, é preciso entender o impacto real do ar-condicionado na autonomia do carro e no consumo de combustível.
Continue a leitura, saiba se o ar é realmente o vilão do orçamento do motorista e aprenda alternativas para minimizar o gasto de combustível durante o verão.
Muitos motoristas evitam ligar o ar-condicionado para economizar combustível. Mas será que isso faz sentido?
A relação entre o uso do ar-condicionado e a autonomia do carro está pautada na ideia de que o sistema de refrigeração coloca uma carga adicional no motor, aumentando o consumo de combustível. Mas a realidade não é bem essa.
Alguns estudos e testes práticos já mostraram que o aumento no consumo de combustível causado pelo ar-condicionado não é tão significativo.
Quando o sistema de refrigeração funciona em condições ideais, o uso do ar-condicionado pode resultar em um aumento de cerca de 5% no consumo de combustível.
O problema é que, quando a temperatura externa está muito alta, como aconteceu recentemente durante as ondas de calor, o motorista tende a deixar o ar-condicionado no máximo, a fim de resfriar o carro e conservar o conforto térmico. Nesta condição, o gasto de combustível pode ser maior.
Em carros mais modernos, equipados com sistemas mais eficientes e avançados, o impacto do ar-condicionado no consumo de combustível é ainda menor. O mesmo acontece com veículos híbridos e elétricos, que não sofrem nenhum impacto do sistema de refrigeração.
Se você gosta de dirigir com o ar-condicionado ligado, saiba que existem alternativas para contornar os gastos com combustível. Veja algumas sugestões!
Evite manter o ar-condicionado ligado o tempo todo. O ideal é usá-lo de forma estratégica para resfriar o veículo. Por exemplo, ligue o ar em uma intensidade mais forte e depois desligue quando a temperatura estiver confortável.
Realizar a manutenção regular do sistema de ar-condicionado é fundamental e contribui para a autonomia do carro.
Filtros sujos ou sistemas com vazamentos deixam o compressor menos eficiente e aumentam o esforço do motor.
Tente sempre estacionar em locais com sombra, para evitar que o interior do carro esquente muito.
Caso tenha que parar em lugares ensolarados, use protetores solares. Isso vai reduzir a necessidade de resfriamento do seu veículo.
Ao dirigir pela cidade, em baixas velocidades, deixe as janelas abertas. A resistência do ar em baixa velocidade é menor do que em alta velocidade, o que diminui o impacto no consumo de combustível.
No dia a dia, é importante encontrar um equilíbrio entre conforto e economia. Embora ligar o ar-condicionado resulte em um aumento no consumo de combustível, não faz sentido sofrer com as altas temperaturas para economizar um pouco.
Busque o equilíbrio entre o conforto e a economia e adote sempre as práticas inteligentes que sugerimos acima para minimizar o impacto do sistema de refrigeração no combustível.
Se economia é sua palavra de ordem, está na hora de conhecer o Kovi Próprio, a forma mais acessível de conquistar um carro próprio começando com um plano de assinatura.
Na modalidade, você tem vantagens únicas, como carro reserva, KMs ilimitados, IPVA, documentação, emplacamento, seguro, manutenções contratadas, assistência 24 horas e muito mais.
Além disso, a partir do 13º mês de contrato, já é possível comprar o carro com condições especiais.
A contratação do plano pode ser feita pelo site, sem burocracia e com a menor caução do mercado. Lembrando que não é preciso ter cartão de crédito para contratar os planos de assinatura da Kovi.
Para saber mais, acesse a nossa loja online. Lá, você vai encontrar todos os detalhes do plano, pode conhecer os carros populares disponíveis em estoque e conversar com um consultor para sanar dúvidas.