Você tem se assustado com o preço dos combustíveis cada vez que vai ao posto? Pois é, a situação está mesmo complicada.
Com reajustes frequentes e a perspectiva de mais aumentos até o final de 2023, é preciso buscar meios de economizar e otimizar o consumo do carro, e isso pode ser feito com pequenas mudanças de hábitos.
Você sabia que a maneira como dirige seu carro tem grande impacto no gasto de gasolina e etanol?
Existem alguns comportamentos comuns que podem comprometer bastante o combustível que você coloca no tanque.
Desse modo, para melhorar o rendimento do veículo, é importante conhecer os hábitos que influenciam diretamente no consumo e evitá-los.
Veja abaixo 6 fatores que aumentam os gastos com gasolina!
1. Pesar o pé no acelerador
Se você tem o hábito de pisar fundo e fazer arrancadas bruscas com o carro, saiba que esse é um comportamento que aumenta muito o consumo de combustível, já que acelerações exageradas elevam a potência do motor e demandam mais gasolina ou etanol.
Sendo assim, sempre que parar em um semáforo ou for sair com o carro, tente controlar a aceleração e pise de forma mais suave.
2. Exagerar no uso do ar-condicionado
As recentes ondas de calor que atingiram o Brasil levaram muitos motoristas a rodar mais com o ar-condicionado ligado na potência máxima.
No entanto, esse conforto térmico tem um preço, pois o sistema de ar aumenta de maneira significativa o consumo de combustível.
Uma dica para aliviar o calor, sem manter o ar-condicionado no máximo, é rodar com os vidros abertos até que a temperatura dentro do carro fique mais agradável.
Aproveite para usar também as saídas de ar do veículo, e sempre busque estacionamentos com sombra.
Mas aqui vale um adendo: se você for dirigir em uma rodovia, em alta velocidade, é mais indicado usar o ar-condicionado do que deixar os vidros abertos, já que a resistência do ar pode elevar o consumo do seu veículo.
3. Não calibrar os pneus no prazo certo
Esquecer de calibrar os pneus também influencia diretamente no consumo de combustível. Pneus com uma pressão inadequada forçam a direção e aumentam o consumo do carro.
O ideal é calibrar os pneus regularmente de acordo com o plano de revisão preventiva do seu veículo, respeitando a pressão correta indicada no manual do veículo. Outra recomendação importante é sempre fazer o processo de calibração com os pneus frios.
4. Levar excesso de carga
Um carro pesado gasta mais combustível porque o motor precisa fazer mais força para movimentá-lo. Assim, tente não exagerar no excesso de carga, principalmente em viagens mais longas.
5. Negligenciar as revisões e manutenções
Se você não cuidar do carro corretamente, com certeza alguns componentes ficarão desgastados e vão influenciar no gasto de combustível.
Um veículo que passa pelas manutenções preventivas para itens de desgaste natural tem melhor eficiência energética e desempenho.
6. Usar o carro em curtas distâncias e frear muito
Usar o carro em trajetos que podem ser feitos a pé é outro hábito comum dos motoristas que aumenta o consumo de combustível. Sempre que possível, prefira percorrer pequenas distâncias andando.
Outra dica é evitar dirigir muito próximo do veículo que vai à frente, pois isso aumenta a necessidade de frear o carro e consome mais combustível.
Quer economia? Vem pra Kovi!1
Se você está em busca de economia, precisa conhecer o Kovi Próprio, nosso plano de carro por assinatura em que o motorista pode escolher comprar o veículo.
Com carros populares e econômicos e a menor caução do mercado, este é o plano perfeito para quem quer fazer uma compra planejada e pagando menos.
No Kovi Próprio, o motorista começa uma assinatura e pode comprar o veículo a partir do 13º mês de contrato, ou ao final dos 30 meses de duração do plano.
Durante todo o período da assinatura, oferecemos IPVA, documentação, seguro contra roubo e furto, manutenções, carro reserva e assistência 24 horas.
Já no momento da compra, o valor é fixo definido no inicio do contrato. Visite a nossa loja online e saiba mais!