A embreagem é um componente que faz parte do sistema de transmissão do carro. Ela permite a troca de marchas em carros manuais e deve ser usada na hora certa, a fim de evitar desgastes prematuros e manutenções corretivas.
É fundamental que os motoristas entendam que a durabilidade da embreagem depende do uso correto do dispositivo.
Por exemplo, um hábito comum e que pode prejudicar o mecanismo é utilizar a embreagem de forma contínua no trânsito, ou seja, mantê-la acionada mesmo quando não há necessidade de troca de marcha.
Considerada um item de desgaste natural, a embreagem pode durar entre 60 mil e 100 mil quilômetros rodados.
No entanto, o componente pode apresentar desgastes acentuados por causa de certos vícios de direção que devem ser evitados no dia a dia.
Aqui, vamos apresentar 5 passos para manter a embreagem em boas condições e prolongar a vida útil do componente. Confira e coloque em prática!
Cuidar bem da embreagem do carro não é apenas uma questão de eficiência mecânica, mas também uma prática que influencia na conservação geral do veículo.
Ao preservar o sistema de embreagem, é possível ter uma experiência de direção mais segura e confortável. Além disso, manter o componente em boas condições também influencia o valor de revenda do carro.
Confira agora as nossas dicas para manter os cuidados essenciais com a embreagem e evitar despesas desnecessárias com manutenção!
A maneira como você opera o pedal da embreagem influencia diretamente em sua durabilidade. Evite movimentos bruscos e trocas de marcha repentinas no carro.
Uma condução suave reduz o desgaste nos discos de embreagem, preservando o sistema e proporcionando uma experiência de direção mais confortável.
É comum, principalmente em engarrafamentos, manter o pé no pedal da embreagem. No entanto, essa prática provoca um desgaste prematuro nos componentes do sistema, como mancais e molas.
Portanto, ao parar o veículo no trânsito, utilize o freio de mão e tire o pé do pedal da embreagem.
Arrancar o carro de forma brusca coloca uma pressão excessiva sobre a embreagem, acelerando seu desgaste.
Sempre que possível, inicie a aceleração suavemente, para ter uma transição mais macia entre as marchas.
Vale lembrar que essa prática, além de beneficiar a embreagem, também contribui para a eficiência no consumo de combustível.
Fazer a manutenção preventiva do sistema de embreagem é muito importante. Tenha um calendário de cuidados periódicos, com a checagem do fluido da embreagem, pastilhas e possíveis peças frouxas.
Caso note algum problema, como trepidações ou dificuldades para engatar as marchas, busque uma avaliação profissional imediata.
Assim como qualquer outro componente do carro, a embreagem tem uma vida útil determinada. Dessa forma, é fundamental avaliar quando é necessário substituir o kit de embreagem, que é composto por platô, disco e rolamento.
Os principais sinais de desgaste do componente são: pedal duro, carro patinando, dificuldades para engatar marchas e ruídos incomuns.
Em caso de dúvida, consulte o manual do proprietário para saber qual é o intervalo ideal e recomendado para manutenções e para a troca do kit de embreagem.
Você já conhece os planos de carro por assinatura da Kovi? Aqui, temos a modalidade certa para a sua necessidade.
No Kovi Próprio, por exemplo, oferecemos a oportunidade de o motorista assinar um carro por até 30 meses, com a possibilidade de comprar o veículo a partir do 13º mês de contrato cumprido.
Essa é a modalidade ideal para quem deseja conquistar o carro próprio com economia, burocracia zero e os melhores benefícios.
Ao contratar o Kovi Próprio, o cliente tem direito a seguro, IPVA, documentação, manutenção, assistência 24 horas, carro reserva, emplacamento e KMs ilimitados para dirigir por um valor fixo.
Caso decida comprar o carro, o motorista paga um valor fixo que foi informado no momento da contratação, sem ficar sujeito às flutuações da tabela Fipe.
Acesse a nossa loja online e contrate agora mesmo o Kovi Próprio, sem a necessidade de aprovação de crédito e pagando o menor valor do mercado.
Todo o processo de contratação do Kovi Próprio é feito digitalmente, sem burocracia ou cartão. Saiba mais!